O PERFIL DOS SUJEITOS SOCIAIS QUE COMPÕEM AS REDES DE RECICLAGEM BRASILEIRA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v13i3.24250
Agencias de apoyo
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)

Palabras clave:

Perfil dos catadores brasileiros. Produção das identidades. Catação e relações de poder.

Resumen

A construção da identidade é fruto das relações entre os indivíduos e os espaços, compondo uma dinâmica que está sempre em constante construção. Assim, os sujeitos sociais possuem características que resultam de suas relações com os espaços e da soma das múltiplas escalas imbricadas e estabelecidas em múltiplos relacionamentos e de diversas maneiras. Portanto, o propósito deste trabalho é refletir para se obter uma compreensão geográfica sobre os sujeitos sociais, suas relações e as redes de produção relacionadas à atividade de reciclagem brasileira. Sendo assim, desvelou-se as relações de poder que existem na atividade de reciclagem e da catação, observando o espaço e a construção da identidade dos sujeitos que compõem essa rede. Além disso, traçou-se um perfil quantitativamente desses indivíduos de acordo com IBGE/PNAD, fazendo um estudo comparativo na escala nacional a partir dos sujeitos catadores. Por fim, afirma-se que a discussão deste artigo provocou uma análise nas relações de trabalho e exploração dos sujeitos que trabalham na reciclagem de resíduos recicláveis, fomentando uma melhor compreensão da organização desigual do espaço.

Biografía del autor/a

Uilmer Rodrigues Xavier da Cruz, Doutorando em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Bolsista de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) (2020). Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2019), Graduação em Geografia - Ênfase em Sistemas de Informações Geográficas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) (2008). Interesse de investigação: Rede de reciclagem, cadeia globais, circuitos da economia urbana, produção social do trabalho, narrativas do poder e espaço, políticas públicas de coleta seletiva, gestão integrada de resíduos sólidos, tecnologias sociais para gestão integrada de resíduos sólidos. Responsável por implantar o software CATAsig, PLACAR DA RECICLAGEM e por ministrar cursos, palestras, capacitações em várias cooperativas de catadores no estado da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. E-mail: uilmer@ufmg.br.

Publicado

30-09-2020

Cómo citar

XAVIER DA CRUZ, U. R. O PERFIL DOS SUJEITOS SOCIAIS QUE COMPÕEM AS REDES DE RECICLAGEM BRASILEIRA. Geografia em Questão, [S. l.], v. 13, n. 3, 2020. DOI: 10.48075/geoq.v13i3.24250. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/24250. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos