Funções urbanas na faixa de fronteira amazônica:

centralidade de Nhamundá (Am) e seus sistemas territoriais

Autores/as

  • Estevan Bartoli Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v14i1.24480
Agencias de apoyo
Universidade do Estado do Amazonas

Palabras clave:

sítio, situação, mediações urbanas, sistemas territoriais, faixa de fronteira.

Resumen

O objetivo do artigo é entender os papéis e funções urbanas de Nhamundá, averiguando como afetam a área municipal e a faixa de fronteira. Inicialmente descrevemos como o sítio municipal (base física) e a posição de sede em relação à rede urbana regional são condicionantes dos tipos de uso do solo, concentrando na faixa sul do município maior parte da circulação e aglomerados humanos (rurais e urbanos). No segundo item abordamos como a circulação regional insere Nhamundá nas redes urbanas do Amazonas e Pará, possibilitando entrada de produtos que abastecem a cidade e seus entornos. No terceiro momento descrevemos a centralidade comercial e os principais sistemas territoriais locais através do modelo Sistema Territoriais Urbano-ribeirinho (STUR). Conclui-se que junto à frágil composição da economia local e sua situação na rede urbana importando produtos, os papéis de mediação exercidos pela cidade são ainda insuficientes quanto ao processamento de recursos regionais.

Biografía del autor/a

Estevan Bartoli, Universidade do Estado do Amazonas

Professor da Universidade do Estado do Amazonas - campus de Parintins, possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (2001), especialização em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2009) e é doutor em geografia pela UNESP de Presidente Prudente (2017) com estágio ("sanduíche") na Universidade Ca´ Foscari de Veneza. Realiza pesquisas nas áreas de geografia urbana e análise territorial, com ênfase em sistemas territoriais para o desenvolvimento territorial em cidades na Amazônia. Líder do Núcleo de Estudos Territoriais da Amazônia (NETAM) e Bolsista Produtividade pela Universidade do Estado do Amazonas, é membro do Núcleo Estadual de Integração e Desenvolvimento da Faixa de Fronteira do Estado do Amazonas (Niffam), realizando pesquisas sobre a sub-região do baixo Amazonas.

Publicado

13-04-2021

Cómo citar

BARTOLI, E. Funções urbanas na faixa de fronteira amazônica:: centralidade de Nhamundá (Am) e seus sistemas territoriais. Geografia em Questão, [S. l.], v. 14, n. 1, 2021. DOI: 10.48075/geoq.v14i1.24480. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/24480. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos