ZICOSUL E A PARADIPLOMACIA NAS FRONTEIRAS DA AMÉRICA DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v13i2.24739Resumen
Criada em 1997, a ZICOSUL (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul) constitui uma iniciativa em prol do desenvolvimento regional do subcontinente sul-americano. Composta por governos regionais dos países da região, no Brasil cinco estados fazem parte da Organização. Passadas duas décadas do início da iniciativa a mesma é muito pouco conhecida e difundida na mídia. Nesse sentido, o presente artigo tem o objetivo de analisar a ZICOSUL no âmbito da paradiplomacia em zonas de fronteira do Centro Oeste da América do Sul, área chave para a integração regional do subcontinente. O artigo traz ainda uma análise da paradiplomacia desenvolvida no estado de Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pautada em análise bibliográfica e documental, sob a ótica das Relações Internacionais e do Desenvolvimento Regional, enriquecida com cartografia temática elaborada pelos autores.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.