Pressupostos para estudos sobre abordagem sistêmica da hidrogeomorfologia
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v17i02.30774Resumen
A compreensão sobre os sistemas vem de uma longa discussão desde o início das sociedades, deste modo, observa-se epistemologicamente na ciência geográfica a preocupação com o entendimento e inserção da Teoria Geral dos Sistemas na Geografia Física para o entendimento da Hidrologia, da Geomorfologia e da Hidrogeomorfologia. Esse artigo buscou compreender teoricamente, por meio de uma revisão bibliográfica, como a abordagem sistêmica foi empregada na ciência geográfica, adentrando às áreas da Hidrologia e Geomorfologia, para o entendimento da Hidrogeomorfologia. Verificou-se a importância da abordagem sistêmica na compreensão da totalidade, o que não seria possível caso fosse fragmentada, assim como a importância da análise sistêmica na Hidrogeomorfologia, quando se utiliza de potenciais e fragilidades.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.