ANÁLISE TERRITORIAL: RISCO E VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DAS ÁREAS RIBEIRINHAS DO RIO MUNDAÚ EM UNIÃO DOS PALMARES-AL

Autores

  • Claudionor de Oliveira Silva Universidade do Vale do Taquari-UNIVATES,RS
  • Luciana Turatti Universidade do vale do Taquari-UNIVATES, RS
  • Júlia Elisabete Barden Professora adjunta da Universidade do Vale do Taquari-UNIVATES-RS
  • Odorico Konrad Universidade do Vale do Taquari-UNIVATES, RS

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v11i2.17832
Agências de fomento

Palavras-chave:

Desastres naturais, Enchentes e inundações, Problemas socioambientais

Resumo

 

Resumo: No contexto atual, não há como negar os efeitos ocasionados por alguns fenômenos da natureza, em especial quando estes são potencializados devido a ocupação de áreas ribeirinhas. O objetivo deste artigo foi analisar a intensificação dos efeitos dos impactos socioambientais causados nas áreas ribeirinhas do Rio Mundaú em União dos Palmares-AL, após a enchente de 2010. Assim, procedeu-se uma pesquisa de cunho qualitativo que possibilitou a compreensão e interpretação da ocorrência desse acontecimento e as estratégias da ação social adotada pelos indivíduos. O método utilizado foi o qualitativo. Além da pesquisa bibliográfica e documental, realizou-se observação “in loco” das áreas atingidas e foram aplicadas entrevistas semiestruturadas aos moradores dos novos conjuntos habitacionais e a representantes da defesa civil. Conclui-se que as áreas de riscos são propícias às inundações no município e são decorrentes da urbanização sem planejamento, que atinge os padrões socioeconômicos, culturais e ambientais em que a população está inserida. Somam-se a tais aspectos, a falta de saneamento básico, as ocupações irregulares das áreas ribeirinhas e a retirada da mata ciliar, os quais contribuem para intensificar os efeitos das enchentes e inundações na cidade. 

Biografia do Autor

Claudionor de Oliveira Silva, Universidade do Vale do Taquari-UNIVATES,RS

Doutorando em Ambiente e Desenvolvimento-PPGAD, Universidade do Vale do Taquari-UNIVATES, RS

Bolsista CAPES

Luciana Turatti, Universidade do vale do Taquari-UNIVATES, RS

Professora Adjunta da Universidade do Vale do Taquari-UNIVATES-RS

 

Júlia Elisabete Barden, Professora adjunta da Universidade do Vale do Taquari-UNIVATES-RS

Professora adjunta da Universidade do Vale do Taquari-UNIVATES-RS.

Odorico Konrad, Universidade do Vale do Taquari-UNIVATES, RS

Professor do Curso de Engenharia Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Taquari-UNIVATES, (Mestrado e Doutorado).

Downloads

Publicado

24-10-2018

Como Citar

SILVA, C. de O.; TURATTI, L.; BARDEN, J. E.; KONRAD, O. ANÁLISE TERRITORIAL: RISCO E VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DAS ÁREAS RIBEIRINHAS DO RIO MUNDAÚ EM UNIÃO DOS PALMARES-AL. Geografia em Questão, [S. l.], v. 11, n. 2, 2018. DOI: 10.48075/geoq.v11i2.17832. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/17832. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos