A AULA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DA SUA PRÁTICA NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE NAMIALO, PROVÍNCIA DE NAMPULA / MOÇAMBIQUE
DOI :
https://doi.org/10.48075/geoq.v13i3.23975Mots-clés :
Aula de campo. Geografia Escolar. Ensino e Aprendizagem.Résumé
Desde o desenvolvimento da geografia como ciência e disciplina escolar, a aula de campo tornou-se uma das práticas metodológicas bastante utilizadas pelos professores, não só como forma de consolidar a teoria, trabalhada em livros didáticos na sala de aula, mas também de aguçar o olhar e o pensamento crítico dos alunos. Neste artigo, buscamos analisar as práticas de aula de campo, enquanto estratégia metodológica no ensino de geografia na Escola Secundária de Namialo, partindo da experiência realizada com os alunos da 11ª classe. A perspectiva teórico assenta-se no materialismo histórico, enquanto postura filosófica e na dialética como método de análise e baseado na abordagem qualitativa. A pesquisa envolveu 36 pessoas, dos quais 30 alunos, 5 professores e 1 Diretor Adjunto Pedagógico (DAP). Com base, na pesquisa bibliográfica e no trabalho de campo realizado na Vila de Namialo, associado à experiência acumulada ao longo de uma década de trabalho docente, é possível assinalar a articulação entre os aspectos teóricos e a realidade a ser observada no campo como parte de um único processo. Com efeito, o estudo comprovou que o ensino da geografia esteve e está diretamente vinculado à utilização de metodologias, ou seja, caminhos que ajudem os alunos a adquirir experiências e conhecimentos acerca do mundo em que vivem. Por isso, a aula de campo constitui, na verdade, uma estratégia metodológica útil à teoria e prática de ensino de geografia, pois permite, dentre outros aspectos, a construção de habilidades, atitudes e valores, assim como a ancoragem entre a teoria e a prática no ambiente escolar, base para o ensino de geografia.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.