ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO DE CASO NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ENTRE RIOS – ENTRE RIOS DO OESTE/PR

estudo de caso no centro municipal de educação infantil Entre Rios – Entre Rios do Oeste/PR

Auteurs-es

  • Aline Welter UNIOESTE
  • José Edézio da Cunha

DOI :

https://doi.org/10.48075/geoq.v18i01.34888

Résumé

O estudo aborda a importância da alfabetização cartográfica na Educação Infantil, focado a crianças de 05 anos. O objetivo é promover o ensino da Geografia e o desenvolvimento de conceitos e noções espaciais de maneira lúdica, estimulando a observação, percepção e a linguagem espacial, além de familiarizar as crianças com noções de localização e diversidades culturais e geográficas. A pesquisa, de abordagem qualitativa e estudo de caso, busca responder a questões sobre metodologias adequadas, formas de envolver as crianças e como aplicar a cartografia no contexto da sala de aula. A partir de uma revisão teórica, foram selecionadas atividades práticas, como mapeamento corporal, construção de maquetes e parquinho de pneus, realizadas no Centro Municipal de Educação Infantil Entre Rios (CMEI Entre Rios), localizado no município de Entre Rios do Oeste-PR.

Téléchargements

Publié-e

20-09-2025

Comment citer

WELTER, A.; DA CUNHA, J. E. ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO DE CASO NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ENTRE RIOS – ENTRE RIOS DO OESTE/PR: estudo de caso no centro municipal de educação infantil Entre Rios – Entre Rios do Oeste/PR. Geografia em Questão, [S. l.], v. 18, n. 01, 2025. DOI: 10.48075/geoq.v18i01.34888. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/34888. Acesso em: 23 sept. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos