Território, Estado e modernização da agricultura:
notas gerais sobre o processo de intervenção e apropriação do território brasileiro (1930-1980)
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v15i02.28666Resumo
O artigo tem por objetivo discutir as ações do Estado brasileiro em sua fase desenvolvimentista, a partir da década de 1930 e dos desdobramentos das estratégias de planejamento territorial que ocasionaram a modernização da agricultura no país. Além disso, considera-se importante compreender e analisar o sentido da produção do território brasileiro, destacando as ações estatais que privilegiam a integração nacional. Em consequência objetivamos identificar as ações que impulsionaram a modernização do território e os desdobramentos da questão agrária a partir de modelos organizativos e do planejamento econômico, tendo como recorte temporal o período de 1930 a 1980. Do ponto de vista teórico-metodológico, o artigo prima por construir uma análise interdisciplinar que perpassa ao âmbito do conhecimento geográfico, histórico, sociológico e pelos campos dos estudos políticoeconômicos, sob a perspectiva de alguns autores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.