A reconfiguração capitalista do espaço em áreas periurbanas -
município de Itabaiana Sergipe e, na particularidade, o povoado Flechas
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v16i02.30505Resumo
O presente estudo analisa o processo de expansão do capital financeiro no mercado imobiliário em áreas periurbanas, no município de Itabaiana/SE, na particularidade do Povoado Flechas. Nesse contexto afirma-se que a lógica de acumulação e a ampliação do capital necessitam produzir espaços, reconfigurando a relação campo-cidade, através de estratégias por instituições financeiras e pelo Estado, que criam mecanismos capazes de facilitar a comercialização de empreendimentos imobiliários, produzindo um novo padrão socioespacial, sob a lógica da especulação e acumulação capitalista. Para desenvolver a referente análise optou-se pelo método do materialismo histórico-dialético, que possibilita compreender como as contradições inerentes ao modo de produção capitalista, se materializam na produção do espaço. Como procedimentos metodológicos foi utilizado a pesquisa bibliográfica e documental, trabalhos de campo e registros fotográficos. A pesquisa desenvolvida permitiu concluir que os pequenos proprietários, que viviam da criação e comercialização de bovinos, seduzidos pelo fetiche do lucro, são desapropriados da terra de trabalho para a terra de negócio, se urbanizando, fetichizados pelo discurso do empreendedorismo, do desenvolvimento. Impactados diretamente com essa dinâmica não se dão conta de como o movimento do capital molda e determina suas vidas, fazendo surgir novos espaços, novas práticas, novas representações para uma nova lógica de acumulação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.