Monopolização do território camponês:
instrumentos de controle do capital - mesorregião Oeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v17i02.32104Resumo
O presente trabalho trata da permanência da classe camponesa frente ao desenvolvimento do capitalismo no campo. Com base na perspectiva teórica do paradigma da questão agrária, o enfoque de nossa análise é a interação dos agricultores com as cooperativas avícolas na mesorregião Oeste do Paraná. Buscando compreender de que maneira o capital monopolizou o território e dominou o circuito produtivo, no entanto, sem desterritorializar a totalidade da classe camponesa. Entendemos que a subordinação da classe camponesa, resulta de uma construção ideológica que contribuiu para o controle e desenvolvimento capitalista sobre o campo. O controle do território é parte central do trabalho, assim identificamos e investigamos alguns dos mecanismos utilizados pelas cooperativas da mesorregião Oeste paranaense para a manutenção deste domínio territorial, que buscam ocultar o conflito de classes e as disputas territoriais e que conduziram os camponeses deste espaço ao sistema de integração avícola contribuindo para a expansão do capitalismo sobre o campo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.