ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS: UM ESTUDO MULTICASO DE CONSELHOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARANAENSES / Between advances and setbacks: a multi-case study of Paraná state school feeding councils
DOI:
https://doi.org/10.48075/igepec.v26i1.27035Palavras-chave:
Conselho de Alimentação Escolar, PNAE, Controle Social, Políticas PúblicasResumo
O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é um instrumento que visa a participação da população na gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), estabelecendo canais para cobrança dos governos quanto a melhorias demandadas. Diante de tantos desafios para o fortalecimento do PNAE e de seu controle social, é que surge o interesse sobre o aprofundamento sobre a temática. Para tanto, este estudo multicaso selecionou quatro CAEs paranaenses e com base em resultados de análise documental e de conteúdo, congregou seus potenciais e limitantes em matriz de análise SWOT. Os fatores em comum demonstraram a influência da liderança e participação consciente, assim como a tutela de gestores e falta de conhecimento ou disponibilidade para os avanços e retrocessos de atuação.
Abstract: The School Meals Council (CAE) is an instrument that aims at the participation of the population in the management of the National School Meals Program (PNAE), establishing channels for charging the governments regarding the improvements demanded. In the face of so many challenges for strengthening PNAE and its social control, interest in deepening the theme arises. For this purpose, this multi-case study selected four CAEs from Paraná and based on the results of documentary and content analysis, gathered their potential and limiting factors in a SWOT analysis matrix. The common factors demonstrated the influence of leadership and conscious participation, as well as the tutelage of managers and lack of knowledge or availability for the advances and setbacks of performance.
Downloads
Referências
AMORIM, A. L.; RIBEIRO JUNIOR, J. R. S.; BANDONI, D. H. Programa Nacional de Alimentação Escolar: estratégias para enfrentar a insegurança alimentar durante e após a COVID-19. Revista de Administração Pública, v. 54, n. 4, p. 1134-1145, 2020.
ANJOS, M. R. C.; MUNIZ, D. M; SOUZA, S.F. Orientações para a Eleição dos Conselheiros do CAE: Quando a Participação Cidadã̃ Promove uma Alimentação Escolar Adequada e Saudável. Curitiba, 2021. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/centrais-de-conteudos/publicacoes/category/116-alimentacao-escolar?download=14572:orienta%C3%A7%C3%B5es-para-a-elei%C3%A7%C3%A3o-dos-conselheiros-do-cae Acesso em: 15 de maio de 2021.
BÁNKUTI, S. M. S., GUIMARÃES, A. F.; CULTI, M. N.; CEZAR, A. C.; PINTO, G. J. Commercialization of Agri-Food Products Through Pnae And Paa: A Study With Smallholder Farmers In Paraná, Brazil. Informe GEPEC, v. 21. n. 1, p.66-81, 2017.
BARDDAL, F. M. E. A capacidade participacionista dos conselhos municipais de Curitiba sob a abordagem da governança societal: um estudo multicaso. Dissertação (Mestrado Profissional em Planejamento e Governança Pública) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
BASSO, D. HÜBNER, D. L. M.; GRZYBOVSKI, D.; LOPES, I. D.; KRÜGER, R. F. O modus operandi no conselho municipal de alimentação escolar em um município do noroeste do Rio Grande do Sul (Brasil): Reflexões sobre a sua institucionalização. Revista Ágora, v. 20, n. 1, p. 134-144, 2018.
BELIK, W.; CHAIM, N. A. O programa nacional de alimentação escolar e a gestão municipal: Eficiência administrativa, controle social e desenvolvimento local. Revista de Nutrição, v. 22, n. 5, p. 595-607, 2009
BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Lei nº 11.947 de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Brasília, DF, 2009.
_______ Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Resolução no 06 de 08 de maio de 2020. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Brasília, DF, 2020.
_______ Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Liberação de Recursos, 2020a. Brasília, DF. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/pls/simad/internet_fnde.liberacoes_01_pc. Acesso em 15 mai, 2020.
BRESSER-PEREIRA, L. C. Uma nova gestão para um novo Estado: liberal, social e republicano. Revista do Serviço Público, v.52, n.1, p. 5-24, 2001.
BOSQUILIA, S. G. C. C.; PIPITONE, M. A. P. O Programa Nacional de Alimentação Escolar e a Soberania Alimentar. Revista Salusvita, v. 38, n. 1, p. 97-109, 2019.
CARVALHO, G. A saúde pública no Brasil. Revista Estudos Avançados, v.27, n.78. p.7-26, 2013.
CIONELLO, A. A Participação Social como processo de consolidação da democracia no Brasil. From Powerty to Power, OXFAM, 2014. Disponível em: http://cebes.org.br/site/wp-content/uploads/2014/03/A-Participacao-Social-como-processo-de-consolidacao-da-democracia-no-Brasil.pdf Acesso em 23 jun 2019.
CÔRTES, Soraya Maria Vargas. Céticos e esperançosos: perspectivas da literatura sobre participação e governança. In: Congresso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 10, 2005, Santiago. Anais.... Santiago: CLAD, 2005 p.18-21.
FARENZENA, N. Controle Institucional em Políticas Federais de Educação Básica no Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. v.26, n.2, p. 237-265, 2010.
FILGUEIRAS, F. B. Burocracias do controle, controle da burocracia e accountability no Brasil. In: PIRES, R.; LOTTA, G.; OLIVEIRA, V Elias. (org). Burocracia e políticas públicas no Brasil: interseções analíticas. Brasília: Ipea; Enap, 2018. 355 p.
GOHN, M. G. Gestão pública e os conselhos: revisitando a participação na espera institucional. Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas, v.10, n.3, 2016.
GONCALVES, H. V. B.; CUNHA, D. T.; STEDEFELDT, E.; ROSSO, V. V. Family farming products on menus in school feeding: a partnership for promoting healthy eating. Cienc. Rural, Santa Maria, v. 45, n. 12, p. 2267-2273, 2015.
INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (IPARDES), Perfil avançado dos municípios. Curitiba, 2020, http://www.ipardes.pr.gov.br/Pagina/Perfil-avancado-dos-municipios
MACHADO, P. M. O.; SCHMITZ, B. A. S.; CORSO, A. C. T.; CALDEIRA, G. V.; VASCONCELOS, F. A. G. Conselhos de Alimentação Escolar em Santa Catarina, Brasil: uma análise do Discurso do Sujeito Coletivo. Revista de Nutrição, v. 28, n. 3, p. 305-317, 2015.
MARRARA, T. Direito administrativo e novas tecnologias. Revista de Direito Administrativo, v. 256, n. jan/abr. p. 225-251, 2011.
MEDEIROS, P. H. R.; MATIAS PEREIRA, J. Controle Social no Brasil: confrontando a teoria, o discurso oficial e a legislação com a prática. Revista do Tribunal de Contas da União, v. 34, n. 98, p. 63-72, 2003.
NOGUEIRA, R. M.; BARONE, B.; BARROS, T. T.; GUIMARÃES, K. R. L. S. L Q,; RODRIGUES, N. S. S.; BEHRNES, J.H. Sixty years of the National Food Program in Brazil. Revista de Nutrição, v. 29, n. 2, p. 253-267, 2016.
PEDRAZA, D. F., MELO, N. L. S.; SILVA, F. A.; ARAUJO, E. M. N. Avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar: Revisão da literatura. Revista Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 5, p. 1551-1560, 2018.
PALUDO, A. C. Controle Social E Políticas Públicas: Contribuições Para Aprimorar O Controle Social Do Programa Nacional De Alimentação Escolar. Dissertação (Mestrado Profissional em Planejamento e Governança Pública) Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba. 2015.
ROCHA, N. P.; FILGUEIRAS, M. S.; ALBUQUERQUE, F. M.; MILAGRES, L. C.; CASTRO, A. P. P.; SILVA, M. A.; COSTA, G. D.; PRIORE, S. E.; NOVAES, J. F. Análise do programa nacional de alimentação escolar no município de Viçosa, MG, Brasil. Revista de Saúde Pública, v. 52, n.16, 2018.
SCHWARTZMAN, F.; MORA, C. A. R.; BOGUS, C. M.; VILLAR, B. S. Antecedentes e elementos da vinculação do programa de alimentação escolar do Brasil com a agricultura familiar. Cadernos de Saúde Pública, v. 33, n. 12, 2017.
SILVA, F. C. C. Controle social: reformando a administração para a sociedade. Revista Organizações & Sociedade, v. 9, n. 24, p. 115-137, 2002.
TRICHES, R. M.; KILIAN, L. Papel dos atores sociais na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar em municípios paranaenses. Revista Redes, v. 21, n. 3, p. 159-179, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Informe GEPEC

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons / Creative Commons Copyright Notice/ Aviso de derechos de autor de Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre / Policy for Open Access Journals/ Política para revistas de acceso abierto
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution - http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 -que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.
--------------
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work (see The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Non-Commercial-SharingEqual 4.0 International License, which allows you to share, copy, distribute, display, reproduce, all or parts as long as it has no commercial purpose and the authors and the source are cited.
--------
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Licencia de Atribución Creative Commons que permite compartir la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
2. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como un capítulo de libro), con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y alenta a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita de la obra publicada (ver El Efecto del Libre Acceso).
Licencia Creative Commons
Este trabajo está licenciado bajo una licencia Creative Commons Attribution-Non-Commercial-SharingEqual 4.0 International License, que le permite compartir, copiar, distribuir, mostrar, reproducir, todo o partes siempre y cuando no tenga fines comerciales y los autores y la fuente sean citados.