O PAPEL DO COOPERATIVISMO NO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA - PR /The role of cooperativism in the national school food program in Guarapuava city - PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v26i1.27059
Agências de fomento

Palavras-chave:

cooperativismo, agricultura familiar, compras públicas.

Resumo

As políticas públicas sempre foram essenciais à agricultura familiar, sua organização em cooperativas é uma das estratégias de fortalecimento e emancipação. Esse estudo teve por objetivo investigar o acesso das cooperativas a política pública do Programa Nacional da Alimentação Escolar no município de Guarapuava-PR durante os anos de 2015 a 2018. Realizou-se consulta a documentos oficiais de prestação de contas. A aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar aumentou progressivamente no decorrer dos anos analisados, perfazendo quase 50% do recurso destinado a alimentação escolar municipal pelo FNDE no ano de 2018. Uma Central de Associações foi a grande responsável pelo fornecimento desses alimentos em todos os anos e duas cooperativas forneceram pontualmente em 2016 e 2018 uma pequena porcentagem de gêneros alimentícios. Apesar do mercado institucional do PNAE apresentar inúmeros benefícios sobre a geração de renda e o desenvolvimento rural sustentável, muitos ainda são os entraves que frustram as aquisições.

ABSTRACT: This study aimed to investigate the access of cooperatives in the public policy of the National School Food Program in the municipality of Guarapuava-PR at Parana State in Brazil, during the years 2015 to 2018. We consulted secondary data in the public domain Accountability Management System. Among the results found, the purchase of foodstuffs from family farming increased progressively over the years analyzed, making up almost 50% of the resource destined to municipal school feeding by the FNDE in 2018. The results identified that a Central of Associations was responsible for the supply of these foods every year and two cooperatives provided punctually in 2016 and 2018 a small percentage of foodstuffs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseane Carla Schabarum, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2014). Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2017). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atua como professora colaboradora do Curso de Nutrição da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentação escolar, segurança alimentar e nutricional, agroecologia e desenvolvimento rural sustentável, saúde pública e social,  e nutrição clinica.

Clério Plein, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000), mestrado (2003) e doutorado (2012) em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com estágio sandwich no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal). Desde 2003 é professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atuou na graduação de Economia Doméstica (2003 - 2015) e no Serviço Social desde 2015. Ofereceu disciplinas na pós-graduação lato sensu nos cursos de Tecnologia de Alimentos para Agroindústrias e Gestão do Cooperativismo Solidário. Entre 2014 e 2017 foi professor colaborador no Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável na UFFS (campus de Laranjeiras do Sul, PR). É professor permanente do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Desenvolvimento Rural Sustentável da UNIOESTE (campus de Marechal Cândido Rondon). Participa em quatro grupos de pesquisa: na UNIOESTE, no Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Rural; Grupo de Pesquisa Economia, Agricultura e Desenvolvimento e no Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Sustentável; na UFRGS no Grupo de Estudos e Pesquisas em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento. É avaliador de curso e de instituições do SINAES/INEP/MEC.

Dirceu Basso, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1988); Especialista em Planejamento Municipal e Qualidade Ambiental pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000); Mestrado (2003) e Doutorado (2013) em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu-PR, com atuação no Curso de Graduação em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar (DRUSA), Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPGPPD) da Unila e Professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), mestrado e doutorado, sob convênio 02-AC/2016 entre a UNILA e UNIOESTE. Membro dos Grupos de Pesquisa: Observatório das Agriculturas Familiares Latino-Americanas (Observatório AFLA); Desenvolvimento Regional e Integração Latina-Americana; Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Sustentável. Membro do Conselho Editorial da Revista Orbis Latina: racionalidades, desenvolvimento & fronteiras. Estudos com ênfase no desenvolvimento rural, sobretudo agricultura familiar, racionalidades e cooperativismo. Correio eletrônico: dirceu.basso@unila.edu.br

Referências

BACCARIN, J.G; TRICHES, R. M; TEO, C. R. P. A; SILVA, D. B. P. Indicadores de Avaliação das Compras da Agricultura Familiar para Alimentação Escolar no Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Revista de Economia e Sociologia Rural vol.55 no.1 Brasília Jan./Mar. 2017. On-line version ISSN 1806-9479.

BALESTRIM, E.L.B. As estratégias de inserção dos agricultores familiares no Programa de Alimentação Escolar de Capitão Leônidas Marques. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR-UTFPR). Pato Branco (PR), 2014.

BRASIL/FNDE/CD/MEC. Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica; e dá outras providências.

______. RESOLUÇÃO Nº 26, DE 17 DE JUNHO DE 2013. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. 2013.

______. Nota Técnica no 01/2014 – COSAN/CGPAE/DIRAE/FNDE. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Fundo Nacional De Desenvolvimento Da Educação – FNDE. Diretoria De Ações Educacionais – Dirae. Coordenação – Geral Do Programa De Alimentação Escolar – CGPAE. Coordenação De Segurança Alimentar E Nutricional – COSAN. 2014b.

CHAYANOV, A. V. La organización de la unidad económica campesina. Buenos Aires: Nueva Visión, 1974.

CIRO, P. M dos R.; FREITAS, A. F. O Programa Nacional de Alimentação Escolar como indutor de processos de desenvolvimento local em Viçosa, Minas Gerais. In VII Encontro Nacional De Pesquisadores Em Gestão Social. Territórios em Movimento: Caminhos e Descaminhos da Gestão Social e Ambiental. Belém, 2013.

COSTA, Bianca Aparecida Lima; AMORIM JUNIOR, Paulo Cesar Gomes; SILVA, Marcio Gomes da. As Cooperativas de Agricultura Familiar e o Mercado de Compras Governamentais em Minas Gerais. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, v. 53, n. 1, p. 109-126, Mar. 2015

FNDE. Aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar. 2ª edição - versão atualizada com a Resolução CD/FNDE nº 04/2015. Brasília. 2016.

IPARDES. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Base de Dados do Estado.

IBGE. Guarapauva: panorama. 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/. Acesso em: 14 abr. 2021.

IPARDES. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Base de Dados do Estado. Disponível em: http://www.ipardes.gov.br. Acesso em: 08 set. 2020.

TEO, C. R. P. A; MOSSMANN, M. P ; TAGLIETTI, R. L.; TRICHES, R. M. Agricultura familiar, alimentação escolar e a geração de oportunidades sociais para o desenvolvimento: experiências catarinenses. Revista Grifos, UNOCHAPECÓ, v. 49, p. 67-88, 2020.

MLADENATZ, G. História das doutrinas cooperativas. Trad.: José Carlos Castro; Maria da Graça Leal; Carlos Potiara Castro. Confebras: Brasília. 2003.

NAMORADO, R. Os princípios cooperativos. Cooperativa Editorial de Coimbra – Coimbra, 1995.

PLEIN, C. Capitalismo, agricultura familiar e mercantilização. Informe Gepec, Toledo, v. 14, n. 2, p. 96-111, jul./dez. 2010

QEDU. Lista completa de escolas, cidades e estados. 2021. Disponível em: https://www.qedu.org.br. Acesso em: 14 abr. 2021.

RAHMEIER, D. Agricultura Familiar na Mesorregião Oeste do Paraná: cooperativismo como forma de integração para a sustentabilidade dos estabelecimentos familiares. Tese. Universidade Estadual Do Oeste Do Paraná – Unioeste. Centro De Ciências Sociais Aplicadas Programa De Pós-Graduação Em Desenvolvimento Regional E Agronegócio. Toledo, 2016.

SANTOS, L. F. CAMPOS, A. P. T. FERREIRA, M. A. M. Barreiras do desempenho em cooperativas da agricultura familiar e suas implicações para o acesso às políticas públicas. IV Encontro Brasileiro de Administração Pública. A construção da Administração Pública no Século XXI. João Pessoa/PB, 24 e 25 de maio de 2017.

SCHABARUM, J. C. Aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar em municípios do estado do Paraná: tipos de alimentos fornecidos e preços praticados. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável - PPGADR, Chapecó, 2017.

SCHNEIDER, S. Mercados e agricultura familiar. In: MARQUES, Flávia Charão; CONTERATO, Marcelo Antônio; SCHNEIDER, Sergio (Orgs.). Construção de mercados e agricultura familiar: desafios para o desenvolvimento rural. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016. pp. 93-140.

SIGPC. Sistema de Gestão de Prestação de Contas. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/sigpcadm/sistema.pu?operation=localizar Acesso em: 02. fev. 2016.

SILVA, C. M. V; SCHULTZ, G. Acesso a mercados e gestão de cooperativas da agricultura familiar no Brasil. Revista Espacios. Caracas, Venezuela, Vol. 38 (Nº 44) Ano 2017. Pág. 23.

SOUZA, K. L. P. do C. R. O Programa Nacional de Alimentação Escolar em comunidades indígenas de Porto Seguro - BA: um estudo da perspectiva da segurança alimentar e nutricional. Dissertação. Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Farmácia, Salvador, 2012.

THIES, V. F; GRISA, C; SCHNEIDER, S; BELIK,. Potencial das compras públicas como mercado para a agricultura familiar – uma análise do PNAE entre 2011-2014 In: 54º Congresso da sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Maceió - AL, 14 a 17 de agosto de 2016 SOBER - Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural.

TRICHES, R.M; Sistemas agroalimentares locais a partir da revisão das compras públicas de alimentos para a alimentação escolar. Revista Mundi. Meio Ambiente e Agrárias. Curitiba, PR, v.1, n.1, 5, jan./jun., 2016

______; BACCARIN, J.G. Interações entre alimentação escolar e agricultura familiar para o desenvolvimento local. In: TEO, C.R.P.A; TRICHES, R.M. (Org.). Alimentação Escolar: construindo interfaces entre saúde, educação e desenvolvimento. Chapecó: Argos, v. 1, n.1, p. 89-109, 2016.

______; BARBOSA, L. P.; SILVESTRI, F. Agricultura Familiar e Alimentação Escolar no Estado do Paraná: uma análise das chamadas públicas. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, v.37, n.130, p.29-43, jan./jun. 2016.

______; GRISA, M.; CASSARINO, J. P.; BACCARIN, J. G.; TEO, CARLA ROSANE PAZ ARRUDA. Condicionantes e limitantes na aquisição de produtos da agricultura familiar pelo Programa de Alimentação Escolar no estado do Paraná. REDES (SANTA CRUZ DO SUL. ONLINE), v. 24, p. 118-137, 2019.

TURPIN, M.E. A alimentação escolar como vetor de desenvolvimento local e garantia de segurança alimentar e nutricional. Campinas. 176 p. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, 2008.

Willers, E. M. Cultura associativa: a gênese do cooperativismo agropecuário de alimentos da Mesorregião Oeste Paranaense. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Campus de Toledo. Centro de Ciências Sociais Aplicadas – Toledo, PR: [s. n.], 2015. 157 f.: il. (algumas color.), figs., quadros

Downloads

Publicado

07-02-2022

Como Citar

SCHABARUM, J. C.; PLEIN, C.; BASSO, D. O PAPEL DO COOPERATIVISMO NO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA - PR /The role of cooperativism in the national school food program in Guarapuava city - PR. Informe GEPEC, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 313–329, 2022. DOI: 10.48075/igepec.v26i1.27059. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/27059. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos