ALTERNATIVAS ÀS CADEIAS LONGAS: O PAPEL DA FEIRA DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR DE SÃO LOURENÇO DO OESTE/SC - Alternatives to long chains: the role of the fair of family farming products in São Lourenço do Oeste/SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v26i1.27820
Agências de fomento
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu)

Palavras-chave:

Agricultura familiar. Feira. Redes Agroalimentares Alternativas. Protagonismo Feminino

Resumo

A interação entre produtores e consumidores no contexto das cadeias curtas, a exemplo das feiras da agricultura familiar, constitui a problemática do presente estudo, que buscou analisar como a Feira de produtos da agricultura familiar de São Lourenço do Oeste/SC constitui alternativa para o sistema agroalimentar global. Utilizou-se como metodologia um levantamento de dados realizado na feira por meio de entrevista semiestruturada aplicada a uma produtora feirante e uma consumidora, escolhidas de forma aleatória. Apreende-se que a agricultura familiar, pela sua capacidade de adaptação e resistência, além de inserir-se no contexto do modelo agroalimentar global, também é capaz de constituir modos alternativos de produção e comercialização, como as feiras, espaços característicos das Redes Agroalimentares Alternativas. Segundo informações coletadas, a feira se caracteriza como um espaço de interação entre as expectativas de produtores e consumidores, possibilitando qualidade de vida a ambos e constituindo-se como um processo alternativo aos grandes mercados globalizados.

Abstract: The problem analyzed in this study is the interaction between product and consumption beyond the conventional formats imposed by globalization. It aims to analyze how the fair and family farming products of São Lourenço do Oeste, SC, Brazil are alternatives to the global agri-food system. A survey was done in the fair and the data collection was carried through semi-structured interviews applied to a producer and consumer marketer, chosen at random. Results indicate that family farming, due to its capacity for adaptation and resistance, in addition of being inserted in the context of the global agri-food model, is also able to establish itself as an alternative mode of production and commercialization. One such alternative is the fairs, characteristic of the Alternative Agrifood Networks. Based on the information collected, the fair is established as a space for connecting the expectations of producers and consumers, enabling quality of life for both, and constituting an alternative process to the large globalized markets.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidiane dos Santos Alvaristo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013) e é especialista em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó (2018). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Unochapecó e membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Processos de Gestão e Participação Social. Atua como Assistente Social no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, na Prefeitura Municipal de São Lourenço do Oeste/SC. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Extensão Universitária e Movimentos Sociais; Aspectos Sociais do Planejamento Participativo Urbano e Regional; Política de Assistência Social - Proteção Social Básica e Proteção Social Especial. 

Tiago Luiz Pereira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Possui graduação em Psicologia pela Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (2009) e Pós-Graduação em Saúde Mental e Coletiva (2011) pela mesma instituição. Já atuou como Psicólogo do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) em Paraíso - SC e como Psicólogo na Secretaria Municipal de Educação em São Lourenço do Oeste - SC. Atualmente atua como Psicólogo e Coordenador no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) I de São Lourenço do Oeste - SC, vinculado à Prefeitura Municipal e na Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ, como professor e Coordenador do Curso de Psicologia (Campus São Lourenço do Oeste - SC). É mestrando pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da UNOCHAPECÓ. Vinculado ao grupo de pesquisa Políticas públicas, processos de gestão e participação social, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Possui experiência na área de Docência e Psicologia com ênfase em Saúde Mental Coletiva, atuando como pesquisador nos seguintes temas: Qualidade de Vida de Profissionais de Saúde Pública, Abordagem Centrada na Pessoa, Pesquisa Fenomenológica, Saúde Mental e Cartografia.

Rosana Maria Badalotti

Doutora em Ciências Humanas, Mestre em Antropologia Social, Graduada em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Discente no Curso de Especialização em Tecnologias na Educação Profissional no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Discente em Pedagogia na Faculdade FAEL. Docente da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) entre 2003 a 2019. Compôs o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Unochapecó de 2009 a 2019. Desenvolve pesquisas nas áreas de desenvolvimento rural, regional e territorial em interface as políticas públicas e sociais; movimentos sociais, organizações e ação política na sociedade regional; questões de gênero e geracionais no desenvolvimento regional e rural. Membro da Rede Ibero-americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança. (Redeteg) http://redeteg.org/ Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento, Alimentação, Mercados e Políticas Públicas (GePPADeM), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Cristiane Tonezer, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Doutora em Desenvolvimento Rural como Bolsista CAPES pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul PGDR/UFRGS, Doutorado Sanduíche como Bolsista CNPQ na Universidade do Algarve (Portugal), Mestre em Desenvolvimento Rural como Bolsista CNPQ pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul PGDR/UFRGS e Bacharel em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul UERGS. Atuou como Gestora Executiva do Arranjo Produtivo Local APL das Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari. É professora Titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Faz parte da comissão interna dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Unochapecó. Atua principalmente nos temas referente ao desenvolvimento rural sustentabilidade, sistemas agroalimentares alternativos e velhices rurais.

Clarete Trzcinski

Cursou pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com estágio no Programa de Pós-graduação em Ciências Criminais da PUC/RS (2017-2018). Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Especialista em Gestão Social pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2003). Graduação em Serviço Social pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2000). Cursou Formação de Perito Judicial pelo Curso Beta. Atuou como Docente no Programa de Mestrado em Políticas Sociais e dinâmicas regionais da Unochapecó de 2014 a 2019. Atuou como docente de Serviço Social na Unoesc de 2004 a 2011 e na supervisão de Estagio em Serviço Social no Núcleo de Prática Sócio Jurídico no mesmo período. Atuou como Assistente social na coordenação de Programa de Assessoramento na política de Assistência Social. Atuou também na Amai na coordenação para elaboração de Planos Locais de habitação de Interesse Social. Atuou na Egem para elaboração de Planos Municipais de Assistência Social.

Referências

ATLAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO BRASIL. Perfil - São Lourenço do Oeste/SC. Disponível em: < http://www.atlasbrasil.org.br/perfil/municipio/421690>. Acesso em: 21 jun. 2021.

BAVARERSCO, Paulo Ricardo. A história econômica do Oeste catarinense. In: CARBONERA, Miriam et al. 100 anos: histórias Plurais. Chapecó: Argos, 2018.

DORIGON, Clovis; RENK, Arlene. Técnicas e Métodos Tradicionais de Processamento de Produtos Coloniais: de “miudezas de colonos pobres” aos mercados de qualidade diferenciada. Revista de Economia Agrícola, São Paulo, v. 58, n. 1, p.101-113, jan/jun.2011. Disponível em: <http://www.iea.sp.gov.br/ftpiea/publicacoes/rea/2011/rea8-1-11.pdf>. Acesso em: 19 set. 2019.

GAZOLLA, Márcio; SCHNEIDER Sérgio (Orgs.). Cadeias curtas e redes agroalimentares alternativas: negócios e mercados da agricultura familiar. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2017.

GAZOLLA, Marcio. O papel do estado e das políticas públicas para construção de cadeias curtas agroalimentares no Brasil. Informe GEPEC, [S.l.], v. 23, n. 2, p. 102-120, nov. 2019. ISSN 1679-415X. Disponível em: <http://saber.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/21979/14787>. Acesso em: 15 jul. 2021. doi:https://doi.org/10.48075/igepec.v23i2.21979.

GERHARDT, C; MAGALHÃES, S. B. ALMEIDA, J. Contextos Rurais e Agenda Ambiental no Brasil: conflitos, interfaces, contradições. In GERHARDT, C; MAGALHÃES, S. B. ALMEIDA, J (orgs). Contextos Rurais e Agenda Ambiental no Brasil: práticas, políticas, conflitos, interpretações. Dossiê 3. Belém: Redes de estudos rurais, 2012.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia Estatística. São Lourenço do Oeste/SC – Panorama. Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/sao-lourenco-do-oeste/panorama>. Acesso em: 18 jun. 2021.

LAMARCHE, Hughes (coord). Agricultura familiar: comparação internacional: uma realidade multiforme. Volume I. Campinas: Editora Unicamp, 1993. Tradução: Angela Maria Naoko Tijiwa.

MALUF, Renato S. Mercados agroalimentares e a agricultura familiar no Brasil: agregação de valor, cadeias integradas e circuitos regionais. Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 299-322, abr. 2004. Disponível em: <https://revistas.fee.tche.br/index.php/ensaios/article/viewFile/2061/2443>. Acesso em: 20 set. 2019.

MIOR, L. C. Agricultores familiares, agroindústrias e redes de desenvolvimento rural. Chapecó: Argos, 2005.

SÃO LOURENÇO DO OESTE. Prefeitura Municipal de São Lourenço do Oeste/SC. Economia. Disponível em: < http://www.saolourenco.sc.gov.br/municipio/6>. Acesso em: 27 set. 2019.

SÃO LOURENÇO DO OESTE. Prefeitura Municipal de São Lourenço do Oeste. Governo municipal inaugura Centro de Comercialização. Disponível em: <http://www.saolourenco.sc.gov.br/noticia/3623>. Acesso em 27 set. 2019.

SILIPRANDI, Emma. Um olhar ecofeminista sobre as lutas por sustentabilidade no mundo rural. In: PETERSEN, Paulo (Org.). Agricultura familiar camponesa na construção do futuro. 1. ed. Rio de janeiro: ASPTA, 2009. p. 139.152.

WANDERLEY, Maria de N.B. Agricultura familiar e campesinato: rupturas e continuidade. Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, 21, Outubro, 2003, 42-61.

Downloads

Publicado

07-02-2022

Como Citar

DOS SANTOS ALVARISTO, S.; PEREIRA, T. L.; BADALOTTI, R. M.; TONEZER, C.; TRZCINSKI, C. ALTERNATIVAS ÀS CADEIAS LONGAS: O PAPEL DA FEIRA DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR DE SÃO LOURENÇO DO OESTE/SC - Alternatives to long chains: the role of the fair of family farming products in São Lourenço do Oeste/SC. Informe GEPEC, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 221–237, 2022. DOI: 10.48075/igepec.v26i1.27820. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/27820. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos