A POLÍTICA DE INOVAÇÃO SOCIAL DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORTE DO BRASIL: Incentivos e barreiras / THE SOCIAL INNOVATION POLICY OF THE FEDERAL UNIVERSITIES OF NORTHERN BRAZIL: Incentives and barriers

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v26i3.29581

Palavras-chave:

Inovação Social, Universidades, Missão Social, Desenvolvimento Regional

Resumo

Este trabalho parte da premissa de que em um país como o Brasil, que apresenta condições de vida tão desiguais, as universidades precisam estar engajadas socialmente. Nesse contexto, as inovações sociais surgem como uma alternativa capaz de articular o conhecimento produzido às demandas sociais. Desta forma, buscou-se compreender como ocorre a política de inovação social em Universidades Federais do Norte do Brasil. Para tanto, foi analisado o contexto da inovação social sob a abordagem teórica do institucionalismo, utilizando-se dos referenciais propostos por Juliani (2015): Estratégia, Estrutura e Mecanismos de suporte; tendo como método a análise de conteúdo. Nesse estudo de múltiplos casos, visualizou-se uma significativa similaridade entre as instituições pesquisadas. Na análise acerca do elemento estratégia, percebe-se que este atua como um incentivo ao processo. Contudo, quanto à estrutura, identificamos limitações e, for fim, quanto aos mecanismos de suporte, estes demonstraram-se pouco eficientes, ambos se apresentando como barreiras.

Abstract:

This paper starts on the premise that universities need to be socially engaged in a country like Brazil, which has such unequal living conditions. In this context, social innovations emerge as an alternative capable of articulating the knowledge produced to social demands. In this way, we sought to understand how the social innovation policy occurs in Federal Universities in Northern Brazil. Therefore, the context of social innovation was analyzed under the theoretical approach of institutionalism, using the references proposed by Juliani (2015): Strategy, Structure and Support Mechanisms; using content analysis as a method. In this multiple case study, it was observed a significant similarity between the institutions surveyed. In the analysis of the strategy element, it can be seen that it acts as an incentive for the process. However, regarding the structure, we identified limitations and, finally, regarding the support mechanisms, these proved to be inefficient, presenting as barriers.

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Biografia do Autor

Mônica Aparecida da Rocha Silva., UFT

Doutora em Ciências Sociais pela UnB (2007). Realizou Pós-Doutorado (2017) e estágio doutoral (2006) na Universidad Nacional Autonóma do México - UNAM. Possui Mestrado em Integração da América Latina pela USP (1999) e Graduação em Ciências Sociais pela UFG (1996). Atualmente, é professora e pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), lotada no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e no curso de graduação em Ciências Econômicas. Anteriormente, ocupou o cargo de coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UFT (2013-2015), período o qual foi aprovado pela CAPES o projeto do curso de doutorado em Desenvolvimento Regional. Participou da equipe que elaborou o Projeto do curso de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (UFT). Implantou e coordenou o DINTER em Sociologia (UNITINS-UnB), na Universidade Estadual do Tocantins (2008-2010). É filiada a Associação Nacional de Administração em Educação (Anpae) e foi vice-coordenadora da ANPAE/Tocantins e, atualmente, é vice-diretora. É membro da Associación Mexicana de Ciencias para o Desarollo Regional - AMECIDER. É líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Desenvolvimento no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil/CNPq, desde 2010. Coordenadora do Eixo Temático ?Universidades, Integração e Desenvolvimento Regional? no Fórum Universitário Mercosul (FoMERCO), que é membro desde 2007. Pesquisa na área de Políticas Públicas, com ênfase em Avaliação de Políticas e Programas Governamentais. Principais eixos temáticos: Políticas Públicas para a Educação Superior em perspectiva comparada; Políticas Sociais, Relações Intergovernamentais e Federalismo brasileiro; O papel da Universidade no Desenvolvimento Regional; O poder legislativo do Tocantins e o Desenvolvimento Regional.

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Publicado

21-11-2022

Como Citar

DUARTE, M. T.; ROCHA SILVA., M. A. da. A POLÍTICA DE INOVAÇÃO SOCIAL DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORTE DO BRASIL: Incentivos e barreiras / THE SOCIAL INNOVATION POLICY OF THE FEDERAL UNIVERSITIES OF NORTHERN BRAZIL: Incentives and barriers. Informe GEPEC, [S. l.], v. 26, n. 3, p. 303–322, 2022. DOI: 10.48075/igepec.v26i3.29581. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/29581. Acesso em: 28 abr. 2024.