A POLÍTICA DE INOVAÇÃO SOCIAL DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORTE DO BRASIL: Incentivos e barreiras / THE SOCIAL INNOVATION POLICY OF THE FEDERAL UNIVERSITIES OF NORTHERN BRAZIL: Incentives and barriers
DOI:
https://doi.org/10.48075/igepec.v26i3.29581Palavras-chave:
Inovação Social, Universidades, Missão Social, Desenvolvimento RegionalResumo
Este trabalho parte da premissa de que em um país como o Brasil, que apresenta condições de vida tão desiguais, as universidades precisam estar engajadas socialmente. Nesse contexto, as inovações sociais surgem como uma alternativa capaz de articular o conhecimento produzido às demandas sociais. Desta forma, buscou-se compreender como ocorre a política de inovação social em Universidades Federais do Norte do Brasil. Para tanto, foi analisado o contexto da inovação social sob a abordagem teórica do institucionalismo, utilizando-se dos referenciais propostos por Juliani (2015): Estratégia, Estrutura e Mecanismos de suporte; tendo como método a análise de conteúdo. Nesse estudo de múltiplos casos, visualizou-se uma significativa similaridade entre as instituições pesquisadas. Na análise acerca do elemento estratégia, percebe-se que este atua como um incentivo ao processo. Contudo, quanto à estrutura, identificamos limitações e, for fim, quanto aos mecanismos de suporte, estes demonstraram-se pouco eficientes, ambos se apresentando como barreiras.
Abstract:
This paper starts on the premise that universities need to be socially engaged in a country like Brazil, which has such unequal living conditions. In this context, social innovations emerge as an alternative capable of articulating the knowledge produced to social demands. In this way, we sought to understand how the social innovation policy occurs in Federal Universities in Northern Brazil. Therefore, the context of social innovation was analyzed under the theoretical approach of institutionalism, using the references proposed by Juliani (2015): Strategy, Structure and Support Mechanisms; using content analysis as a method. In this multiple case study, it was observed a significant similarity between the institutions surveyed. In the analysis of the strategy element, it can be seen that it acts as an incentive for the process. However, regarding the structure, we identified limitations and, finally, regarding the support mechanisms, these proved to be inefficient, presenting as barriers.
Downloads
Referências
AGOSTINI, M. R.; SILVA, P. M.; LANGOSKI, L. M. As dimensões da inovação social: um estudo de caso no instituto Oncoguia. CONNEXIO, v. 4, n. 2, p. 73-87, 2015.
BACHMANN, A. M. R. Extensão universitária e inovação social: estudo em uma universidade pública municipal. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, v. 7, n. 1, p. 447-466, 2018.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. 279p.
BATAGLIN, J. C. Barreiras e facilitadores da inovação social: estudo de casos múltiplos no Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Ciências) Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
BERNARDI, B. B. O conceito de dependência da trajetória (path dependence): definições e controvérsias teóricas. Perspectivas: Revista de Ciências Sociais, v. 41, p. 137-167, 2012.
BIGNETTI, L. P. As inovações sociais: uma incursão por ideias, tendências e focos de pesquisa. Ciências Sociais Unisinos, v. 47, n. 1, p. 3-14, 2011.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 [Constituição de 1988]. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 25 maio 2021
BRACZYK, H., COOKE, P. E HEIDENREICH, M. Regional Innovation Systems. The Role of Governances in a Globalized World. London: Routledge, 2004.
BRASIL. Plano de Desenvolvimento Institucional — PDI: diretrizes para elaboração. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Brasília: MEC/SESu, 2002.
CAJAIBA-SANTANA, G. Social innovation: Moving the field forward. A conceptual framework. Technological Forecasting and Social Change, v. 82, p. 42-51, 2014.
CASADO, F. L.; SILUK, J. C. M.; ZAMPIERI, N. L. V. Universidade empreendedora e desenvolvimento regional sustentável: proposta de um modelo. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 5, p. 633-649, 2012.
DE SOUZA SOARES, A. L.; DA SILVA, L. X. Do determinismo histórico às possibilidades de mudanças institucionais no âmbito do território. Informe Gepec, v. 18, n. 1, p. 77-87, 2014.
DIAS, H. S. A implementação da política de reorientação da formação em odontologia: dependência de trajetória e estímulos institucionais na UFBA. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2011.
ETZKOWITZ, H. Entrepreneurial scientists and entrepreneurial universities in American academic science. Minerva, v. 21, n. 2, p. 198-233, 1983.
FERNANDES, A. S. A. Path dependency e os estudos históricos comparados. BIB, São Paulo, v. 53, n. 1, p. 79-102, 2002.
FERREIRA, A.; LEOPOLDI, M. A. A contribuição da universidade pública para a inovação e o desenvolvimento regional: a percepção de gestores e pesquisadores. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, v. 6, n. 1, p. 60-82, 2013.
FORPROEX. Plano Nacional de Extensão Universitária. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Brasil, 2012.
GIBBONS, M. et al. The new production of knowledge: The dynamics of science and research in contemporary societies. London: Sage, 1994.
GÖRANSSON, B.; MAHARAJH, R.; SCH-MOCH, U. New activities of universities in transfer and extension: multiple requirements and manifold solutions. Science and public policy, v. 36, n. 2, p. 157-164, 2009.
GUNASEKARA, C. The regional role of universities in technology transfer and economic development. Proceedings of the Management Futures-BAM 2004, 1-28, 2004. Disponível em: https://eprints.qut.edu.au/1008/1/BAM_2004_Paper_unis.pdf Acesso em: 15 nov. 2021.
HEISKALA, R. Social innovations: structural and power perspectives. In: HÄMÄLÄINEN, T. J.; HEISKALA, R. Social Innovations, Institutional Change and Economic Performance. Edward Elgar: Cheltenham, 2007, p. 52-79.
JULIANI, D. P. Framework da cultura organizacional nas universidades para a inovação social. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
LOTTA, G.; FAVARETO, A. Desafios da integração nos novos arranjos institucionais de políticas públicas no Brasil. Revista de Sociologia e Política, v. 24, n. 57, p. 49-65, 2016.
MAHONEY, J. Path-dependent explanations of regime change: Central America in comparative perspective. Studies in comparative international development, v. 36, n. 1, p. 111-141, 2001.
MARTINS, E. C.; TERBLANCHE, F. Building organizational culture that stimulates creativity and Innovation. European Journal of Innovation Management, v. 6, n. 1, p. 64-74, 2003.
MOULAERT, F.; MARTINELLI, F.; SWYNGEDOUW, E.; GONZALEZ, S. Towards alternative model (s) of local innovation. Urban studies, v. 42, n. 11, p. 1969-1990, 2005.
MUNCK, L.; DIAS, B. G.; DE SOUZA, R. B. Sustentabilidade organizacional: uma análise a partir da institucionalização de práticas ecoeficientes. REBRAE, v. 1, n. 3, p. 285-295, 2008.
MURRAY, R.; CAULIER-GRICE, J.; MULGAN, G. The open book of social innovation. London: The Young Foundation, 2010.
NASCIMENTO, G. C.; RODRIGUES, V. J. R. J.; MEGLIORINI, E. Conceitos da teoria institucional: fonte propulsora de evolução para a gestão de desempenho. In: XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 2010, Belo Horizonte - MG. Anais... Belo Horizonte, 2010.
NORTH, D. C. Institutional change: a framework of analysis. In: BRAYBROOKE, D. Social Rules. Nova York: Routledge, 2018. p. 189-201.
OLIVEIRA, E. M. O empreendedorismo social indutor de auto-organização no enfrentamento das questões sociais e no desenvolvimento integrado e sustentável: notas introdutórias e aproximativas. Informe Gepec, v. 8, n. 1, 2004.
PAVARINA, P. R. J. P. Retornos crescentes, dependência da trajetória (Path Dependence) e o estudo da política-Paul Pierson. Ideias, Campinas, v. 6, n. 2, p. 335-392, 2015.
SANTOS, A. C. M. Z. O desenvolvimento da inovação social: inibidores e facilitadores do processo: o caso de um projeto piloto da ong parceiros voluntários. 2012. Tese (Doutorado em Administração). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2012.
SILVA, F. M.; MELO, P. A. Universidade e compromisso social: a prática da Universidade Federal de Santa Catarina. In: X Coloquio Internacional sobre Gestión Universitaria em America del Sur. Florianópolis, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/97090 Acesso: 25 maio 2021.
TRIPPL, M.; SINOZIC, T.; LAWTON SMITH, H. The role of universities in regional development: conceptual models and policy institutions in the UK, Sweden and Austria. European Planning Studies, v. 23, n. 9, p. 1722-1740, 2015.
UNESCO. Educação de qualidade, equidade e desenvolvimento sustentável: uma concepção holística inspirada nas quatro conferências mundiais sobre educação organizadas pela UNESCO em 2008-2009. 2008. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000181864_por. Acesso em: 21 dez. 2017.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Informe GEPEC

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons / Creative Commons Copyright Notice/ Aviso de derechos de autor de Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre / Policy for Open Access Journals/ Política para revistas de acceso abierto
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution - http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 -que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.
--------------
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work (see The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Non-Commercial-SharingEqual 4.0 International License, which allows you to share, copy, distribute, display, reproduce, all or parts as long as it has no commercial purpose and the authors and the source are cited.
--------
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Licencia de Atribución Creative Commons que permite compartir la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
2. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como un capítulo de libro), con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y alenta a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita de la obra publicada (ver El Efecto del Libre Acceso).
Licencia Creative Commons
Este trabajo está licenciado bajo una licencia Creative Commons Attribution-Non-Commercial-SharingEqual 4.0 International License, que le permite compartir, copiar, distribuir, mostrar, reproducir, todo o partes siempre y cuando no tenga fines comerciales y los autores y la fuente sean citados.