PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS PARA LEGITIMAÇÃO ORGANIZACIONAL NO TERRITÓRIO: A OPÇÃO ENTRE A PERSPECTIVA DA ECONOMIA AMBIENTAL OU DA ECONOMIA ECOLÓGICA /SUSTAINABLE PRACTICES FOR ORGANIZATIONAL LEGITIMATION IN THE TERRITORY: THE CHOICE BETWEEN THE ENVIRONMENTAL ECONOMY OR THE ECOLOGICAL ECONOMY PERSPECTIVE
DOI:
https://doi.org/10.48075/igepec.v26i3.29777Palavras-chave:
Desenvolvimento Sustentável, Economia Ambiental, Economia Ecológica, Divulgação de Práticas Sustentáveis, Teoria da LegitimidadeResumo
As organizações tem adotado um novo estilo de gestão e divulgação de suas práticas sustentáveis para seus públicos de interesse, combinando eficiência econômica, responsabilidade social e ambiental, para serem percebidas como legítimas na sociedade. O objetivo da pesquisa foi analisar como duas empresas de grande porte do COREDE Missões/RS divulgam as práticas sustentáveis adotadas, sob as perspectivas das Economias Ambiental e Ecológica. Ambas desenvolvem medidas de prevenção e recuperação ambiental, por exigência legal, do mercado ou por gestão estratégica, caracterizando assim noção do contrato social existente entre as empresas e a sociedade. Os achados da pesquisa evidenciam uma preocupação com o meio ambiente muito mais voltada ao desenvolvimento sustentável do modelo tipicamente capitalista, hegemônico, antropocêntrico do que no sentido contrário, do ecodesenvolvimento e a divulgação aos stakeholders reforça muito mais o caráter de marketing institucional de cumprimento às normas e leis impostas do que a efetiva consciência de sustentabilidade ambiental.
Abstract: Organizations had adopted a new style of management and disclosure of their sustainable practices with their stakeholders, one that combines economic efficiency, social and environmental responsibility, so that they are perceived as legitimate in society. The research objective was to analyze how two large companies in COREDE Missões/RS are disclosing the sustainable practices adopted in order, under the perspectives of Environmental Economics or Ecological Economics. Both develop measures of environmental prevention and recovery, by legal requirement, market or strategic management, thus characterizing the notion of the existing social contract between companies and society. The research findings show a concern with the environment that is much more focused on sustainable development of the typically capitalist, hegemonic, anthropocentric model, than in the opposite direction, of ecodevelopment and the disclosure to stakeholders reinforces much more the character of institutional marketing of compliance with imposed norms and laws than the effective awareness of environmental sustainability.
Downloads
Referências
ATLAS SOCIEOCONÔMICO DO RIO GRANDE DO SUL. Secretaria do Planejamento, Governança e Gestão. Porto Alegre: Secretaria do Planejamento, Governança e Gestão, Departamento de Planejamento Governamental, 2018. Disponível em: https://atlassocioeconomico.rs.gov.br/upload/arquivos/201611/25155752-mapa-corede-missoes-2010.pdf Acesso em 20/set/2022.
BARBIERI, J. C. Gestão Ambiental Empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. São Paulo: Saraiva, 2007.
BRAGA, C. Contabilidade Ambiental: Ferramenta para a Gestão da Sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2009.
CAVALCANTI, C. (org.) Desenvolvimento e natureza: estudos para uma socieddade sustentável.São Paulo: Cortez, Editora, 2001.
COOPERS, P. W. Integral Business: integrando sustentabilidade e estratégia de negócios. São Paulo: Atlas, 2003.
CHRISTOFOLETTI, A. L. H.; CHRISTOFOLETTI, A.; GARCIA, J. P. M.; TAVARES, A. C.; Critérios para Estabelecer Indicadores Geográficos na Análise da Sustentabilidade Ambiental. In: I Congresso Brasileiro de Organização do Espaço e X Seminário de Pós-Graduação em Geografia da UNESP Rio Claro. São Paulo, 2010.
DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2011.
ETGES, V. E. Desenvolvimento Regional Sustentável: o território como paradigma. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2005.
GONÇALVES, A., DESIDERIOI, A., & GUTIERREZ, G. L. A Responsabilidade Social das Empresas. ORG & DEMO, V.7 N 1/2- Jan-Jun; Jul-Dez, 2006.
KRAEMER, M. P. Disponível em. http://www.gestiopoli.com/canales5/fin/resocial.htm. Acesso em 05 de 05 de 2005.
LINDBLOM, C. The implications of organizational legitimacy for corporate social performace and disclosure. Critical Perspectives on Accounting Conference, s/n, 1994.
MACHADO, P.A.L. Direito Ambiental Brasileiro. 10 Ed. Revista Atual. Ampli.São Paulo: Malheiros, 2002.
MEYER, M. Gestão ambiental no setor mineral: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção). Florianópolis, Santa Catarina, 2000.
MONTIBELLER-FILHO, G. O mito do desenvolvimento sustentável. Florianópolis: Editora UFSC, 2008.
O'DONOVAN, G. Environmental disclosures in the annual report: Extending the applicability and predictive power of legitimacy theory. Accounting, auditing and accountability Journal, 2002, 344-371.
OLIVEIRA, N. M. Revisitando algumas teorias do desenvolvimento regional. Informe GEPEC, Toledo, v. 25, n.1, p. 203-219, jan./jun. 2021. Disponível em https://saber.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/25561 Acesso em 20/set/2022.
ROMEIRO, A. R. Economia ou economia política da sustentabilidade. In: Economia do meio ambiente: teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
SANTANA, A. Three Elements of Stakeholder Legitimacy. J. Bus Etchis, 2012, 257-265.
SACHS, I. Estratégias de transição para o século XXI. In: BURSZTYN, M. Para Pensar o Desenvolvimento Sustentável. São Paulo: Brasiliense, 1993. p. 29-56.
_____________. Desenvolvimento: includente, sustentável, sustentado. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2004.
_____________. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2009.
SILVA, M. L. A.; LUCAS, M. M. B. e PINTO, L. M. R. B. Startups da floresta, negócios de impacto e a sustentabilidade na Amazônia. Informe GEPEC, Toledo, v. 26, n.2, p.30-49, jul./dez. 2022. Disponível em https://saber.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/28223 Acesso em 20/set/2022.
SHOCHER, A., & PRAKASH SETHI, S. An approach to incorporating societal preferences in developing corporate action strategies. California Management Review, 1973, p.97-105.
SOUZA, R. S. Entendendo a questão ambiental: temas de economia, política e gestão do meio ambiente. Santa Cruz do Sul, EDUNISC, 2000.
SUCHMAN, M. Managing Legitimacy: Strategic and Institutional Approaches. Academy of Management Review, 1995,571-610.
TRIGUEIRO, A. Meio ambiente no século XXI. Rio de Janeiro: Sextame, 2003.
VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios em Administração. São Paulo: Atlas, 2015.
WBATUBA, B. B. R; SILVEIRA, D. C.; ORTIZ, L. C. V.; MELLO, R. M. de. Plano Estratégico de Desenvolvimento da Região das Missões. Santo Ângelo: FuRI, 2017.
WISEMAN, J. (1982). An evaluation of environmental disclosures made in corporate Annual Reports Accounting. Organizations and Society, 1982, p.53-63.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Informe GEPEC

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons / Creative Commons Copyright Notice/ Aviso de derechos de autor de Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre / Policy for Open Access Journals/ Política para revistas de acceso abierto
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution - http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 -que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.
--------------
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work (see The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Non-Commercial-SharingEqual 4.0 International License, which allows you to share, copy, distribute, display, reproduce, all or parts as long as it has no commercial purpose and the authors and the source are cited.
--------
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Licencia de Atribución Creative Commons que permite compartir la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
2. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como un capítulo de libro), con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y alenta a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita de la obra publicada (ver El Efecto del Libre Acceso).
Licencia Creative Commons
Este trabajo está licenciado bajo una licencia Creative Commons Attribution-Non-Commercial-SharingEqual 4.0 International License, que le permite compartir, copiar, distribuir, mostrar, reproducir, todo o partes siempre y cuando no tenga fines comerciales y los autores y la fuente sean citados.