PAULO FREIRE NA ÁFRICA CONTRIBUIÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE ADULTOS EM CABO VERDE
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v23i1.26703Palavras-chave:
Paulo Freire, Cabo Verde, educação de adultos, formação de educadores.Resumo
No quandro da celebração do Centenário de Paulo Freire, pretendo, com este artigo, partilhar a contribuição político-pedagógico de Paulo Freire na formação de educadores em Cabo Verde e suas repercussões nas políticas educativas, tendo como base a minha tese de Doutorado em Educação (Varela, 2018). País arquipelágico, africano e saheliano, Cabo Verde é um dos raros países que desenvolveu uma política de educação e formação de adultos, original, com uma continuidade notável, um subsistema de educação extraescolar, paralelo e equivalente ao subsistema escolar, com um currículo e um programa específico, uma carreira de educadores integrada na carreira do pessoal docente e um sistema de reconhecimento e certificação. O realizado que conduziu à tese, propõe-se a contextualizar historicamente a formação de educadores e analisar os seus resultados, utilizando o estudo de caso, com caráter essencialmente descritivo. No que respeita à contribuição político-pedagógico de Paulo Freire, os resultados apontam que a formação de educadores teve repercussões positivas, nomeadamente, no desenvolvimento de conhecimentos para o exercício da profissão, na democratização do acesso à educação, na valorização da carreira profissional do Educador de Adultos e no fortalecimento do sistema educativo nacional.
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