Poesia e filosofia

reverberações temáticas na poesia de geraldo carneiro

Autores

  • Fernanda Castro de Souza Abreu Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v24i2.29044

Palavras-chave:

Poesia e filosofia, Platão, Geraldo Carneiro

Resumo

Apesar de séculos de separação entre a poesia contemporânea e o famoso episódio da querela entre poesia e filosofia proporcionado por Platão no livro A República, com a expulsão dos poetas da polis, as temáticas presentes na disputa não deixam de fazer parte do arcabouço de assuntos da poesia. Geraldo Carneiro, autor brasileiro contemporâneo, nos poemas analisados, toma pontos da antiga querela, como a questão da verdade e do lugar do poeta, a fim de reformulá-los sob uma nova perspectiva, a do poeta no contexto da nossa contemporaneidade. Para analisar como Carneiro faz uso dessas referências, o corpo do trabalho é divido em duas partes, a contextualização da reivindicação de autoridade na educação da polis pela filosofia, proporcionada por Platão e seus argumentos para o deslocamento do lugar do poeta, e, no segundo momento, a análise de três poemas do poeta brasileiro, que se apropria das temáticas em tom irônico. De cunho bibliográfico, a pesquisa utilizou como principais referenciais teóricos A República de Platão, Poética de Aristóteles e Os mestres da Verdade na Grécia arcaica, de Marcel Detienne, e, como corpus, o livro Poemas Reunidos (2010), de Geraldo Carneiro.

Biografia do Autor

Fernanda Castro de Souza Abreu, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Letras com habilitação em portugûes/espanhol pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestranda vinculada ao Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Downloads

Publicado

30-06-2022

Como Citar

ABREU, F. C. de S. Poesia e filosofia: reverberações temáticas na poesia de geraldo carneiro. Ideação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 228–246, 2022. DOI: 10.48075/ri.v24i2.29044. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/29044. Acesso em: 24 abr. 2024.