A palavra como experimento
a voz que dança, o corpo que diz
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v25i1.29108Palavras-chave:
poesia oral, performance, teatro de rua, inespecificidadeResumo
Este artigo estuda a poesia oral enquanto ato de enunciação e performance e analisa o espetáculo Pelas ordens do rei que pede socorro, do grupo de teatro de rua “O Buraco d’Oráculo”. Metodologicamente, transita entre constatar um fenômeno observável, realizando ora descrições desse dado, ora análises de aspectos instáveis em contextos sociais, econômicos e políticos. Trabalha-se a hipótese de que o intercâmbio entre o corpo do(a) intérprete, o corpo escrito do texto e a carne sonora da palavra interferem na produção de sentido. Questiona-se, ainda, o envolvimento mútuo desses elementos que alteram e/ ou mobilizam significados e significantes. Este trabalho divide-se em duas partes. A primeira apresenta o grupo teatral em estudo. Recorre-se a outras abordagens para uma leitura panorâmica de suas atividades como artistas e ativistas. Nesse histórico, destacam-se as apresentações de obras em espaços públicos e abertos como forma de partilha de questões políticas e sociológicas. Além disso, é feita uma breve análise do espetáculo de rua Pelas ordens do rei que pede socorro, disponível em vídeo. Alguns dos conceitos sobre performance e poesia oral, segundo as perspectivas de Paul Zumthor e Ruth Finnegan auxiliam a desenvolver a reflexão sobre o objeto.
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