Análise do papel da cultura brasileira na seção de inglês dos livros didáticos da EJA

Autores

  • Lorena Cartaxo Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v25i1.29614

Palavras-chave:

livros didáticos da EJA, representação da cultura brasileira, multiletramentos

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar qual conceito de cultura subsidia as atividades propostas na seção de inglês de três livros didáticos da EJA produzidos para os 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental pela Editora Moderna (2013) aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático. (Programa Nacional do Livro Didático – PNLD). A fim de analisar como a cultura brasileira é explorada, levamos em conta os conceitos de lógica causal e/ou lógica de aparência, propostos por Fairclough (2003), assim como a perspectiva sobre cultura de Holliday (1999). Os resultados da análise mostraram que as unidades abordam o tema pelas lentes de uma perspectiva cultural ampla (HOLLIDAY, 1999), pois percebem a cultura como uma entidade étnica, baseada unicamente na nacionalidade. Dentro dessa visão, a cultura brasileira é representada por meio de textos inautênticos em virtude de explorar a gramática, evitando atividades de interpretação de texto e correspondendo à lógica da aparência (FAIRCLOUGH, 2003). Os resultados revelam uma perspectiva de ensino problemática, principalmente no que diz respeito aos alunos da EJA, uma vez que estes livros didáticos são destinados a jovens e adultos, que apesar de possuírem experiências e opiniões, não são convidados a participar ativamente da discussão.

Biografia do Autor

Lorena Cartaxo, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e licenciada em Letras (Habilitação: Inglês e Literaturas da Língua Inglesa) na mesma instituição.

Downloads

Publicado

01-01-2023

Como Citar

CARTAXO, L. Análise do papel da cultura brasileira na seção de inglês dos livros didáticos da EJA. Ideação, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 74–94, 2023. DOI: 10.48075/ri.v25i1.29614. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/29614. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos