Percepção de professores de educação infantil e ensino fundamental sobre a atuação do psicólogo na educação sexual dentro do ambiente escolar

Autores

  • Elaine Alves Pereira CESUFOZ
  • Ana Paula Guaitaneli Hommerding CESUFOZ
  • Luiza Martins Calça CESUFOZ
  • Rafaela Zago de Mello CESUFOZ

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v25i1.29975

Palavras-chave:

Educação Infantil, Ensino Fundamental anos inicias, Educação Sexual, Psicologia

Resumo

Este estudo teve como intuito realizar uma pesquisa com os professores de educação infantil e ensino fundamental, das escolas públicas, de um município no Oeste do Paraná, com o objetivo de identificar a postura do professor frente ao tema sexualidade com crianças, analisar quais os empecilhos que os professores enfrentam ao abordar o tema e investigar quanto à necessidade de um psicólogo contribuindo na educação sexual infantil. A escolha da temática, foi investigar a atuação do psicólogo nas escolas na rede pública do município de Foz do Iguaçu. O referencial teórico da presente pesquisa foi estruturado em dois tópicos, a saber: sexualidade dentro do ambiente escolar e a importância do psicólogo dentro da escola. O método utilizado na pesquisa foi levantamento de dados bibliográficos e pesquisa quali-quantitativa, sendo que a coleta de dados foi realizada através de um formulário online pela plataforma Google Forms, elaborado pelas pesquisadoras, contendo ao total 14 perguntas. Participaram da pesquisa 26 educadores entre 20 e 60 anos de idade que estavam no mínimo um ano efetivos em sala de aula da Educação Infantil e Ensino Fundamental de escolas municipais. Constatou-se que a maioria dos educadores é a favor do psicólogo no ambiente escolar. Constatado também que os educadores encontram dificuldades para abordar o tema sexualidade, sendo que a maioria dos entrevistados declararam não ter recebido nenhuma orientação ou capacitação sobre o tema, do qual precisa ser abordado de forma coesa, em todos os aspectos sociais.

Biografia do Autor

Elaine Alves Pereira, CESUFOZ

Graduada em Psicologia e graduanda em Psicologia na saúde.

Ana Paula Guaitaneli Hommerding, CESUFOZ

Graduada em Psicologia na Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (CESUFOZ).

Luiza Martins Calça, CESUFOZ

Graduada em Psicologia na Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (CESUFOZ).

Rafaela Zago de Mello, CESUFOZ

Prof. Esp. Curso de Psicologia CESUFOZ.    

Downloads

Publicado

01-01-2023

Como Citar

PEREIRA, E. A.; HOMMERDING, A. P. G. .; CALÇA, L. M.; MELLO, R. Z. de . Percepção de professores de educação infantil e ensino fundamental sobre a atuação do psicólogo na educação sexual dentro do ambiente escolar. Ideação, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 169–189, 2023. DOI: 10.48075/ri.v25i1.29975. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/29975. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos