Discurso de sucesso contemporâneo na capitalização dos sujeitos
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v25i2.30032Palavras-chave:
Análise do discurso, Sucesso, AutoajudaResumo
O sucesso não é um mero item lexical. O sucesso alimenta e fomenta um enorme mercado capilarizado pela grande mídia e pela literatura de autoajuda. Em cada âmbito de atuação o discurso do sucesso parece desenvolver recursos para se perpetuar. Um desses refere-se aos sentidos atribuídos ao sucesso, enquanto outro se liga a criação de condições idealizadas de produção na qual se encontraram em difusão de efeitos. Visando analisar os mecanismos de constituição da repercussão do sucesso na mídia e na literatura de autoajuda, escolhemos aleatoriamente três obras: "Além do topo: o sucesso e sua felicidade não têm limites" (2011), "O sucesso ao seu alcance" (2010) e "Manual do sucesso total" (2000). Para tanto, empregaremos o aparato conceitual e metodológico da Análise do discurso derivada dos trabalhos de Michel Pêcheux, objetivando problematizar e compreender, a partir do cotejamento dos resultados obtidos nas análises, os discursos de capitalização do sucesso. Como resultado, compreendeu-se o sucesso como um fenômeno discursivo e, consequentemente, social não restrito à mídia; vimos que o sucesso tem uma gramática mais ou menos própria que lhe vincula a um campo no qual é disseminado. A literatura de autoajuda possui características distintas da mídia do sucesso; em cada qual o sucesso é descrito de um modo, criando uma formação discursiva, ao mesmo tempo em que instaura a formação ideológica de mercado de sucesso.
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