Saramago e A Arca de Noé: riso, ironia e paródia na des(re)construção de sentidos
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v25i2.31204Palavras-chave:
Saramago, Caim, destronamento paródico, riso reflexivo e carnavalizaçãoResumo
As reflexões aqui problematizadas partem da leitura do romance Caim (2009), do escritor português José Saramago. No intuito de explorar o modo como o escritor utilizou a linguagem paródica, carnavalesca e irônica para instaurar o riso questionador e reflexivo ao dialogar com narrativas bíblicas, o percurso de análise realizou a leitura comparada: passagem ficcional e narrativa bíblica. O exercício reflexivo analisou os recursos estilísticos e diálogos saramaguianos a partir da passagem Arca de Noé, do Antigo Testamento. Como amparo teórico utilizamos Bakhtin (1996), Fourastié (1985), Vasconcelos (2012), Minois (2003), Hutcheon (1985-2000), Lopes (2010), Ferraz (2012), entre outros estudiosos da linguagem. As reflexões apontam para a compreensão de que o destronamento daquilo que é dogmático, através dos recursos de linguagem como os da ironia, do riso carnavalizado e paródico, contribui na formação de leitores, pois promove a quebra do determinismo, a criticidade e autonomia de pensamento. A problematização de perspectivas unas, do sério/autoritário, amplia, portanto, a visão de mundo e humaniza leitores.
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