ESBOÇOS PARA UMA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO DE RUDOLF STEINER À LUZ DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-ONTOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v27i1.32899Palavras-chave:
Sociologia da Educação, Formação humana, Rudolf Steiner, práxisResumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar reflexão inicial para uma sociologia da educação a partir do pensamento de Rudolf Steiner, cujos fundamentos residem nas categorias analíticas desenvolvidas a partir de Karl Marx. Assim, partiu-se das categorias marxianas de: trabalho; formação humana e práxis, para, em seguida, identificar se essas categorias estão presentes no pensamento de Steiner e de qual maneira ele as apresentam. Assim, identificado tais categorias, concluiu-se que, embora estejam em campos paradigmáticos distintos, por meio de uma afinidade eletiva, é possível afirmar que há na obra desenvolvida por Steiner, fundamentos possíveis para uma sociologia da educação, e, que o autor pode oferecer contribuições teóricas e metodológicas ao campo sociológico que visa colaborar com a formação de um ser humano integral e emancipado.
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