FELIPPE D'OLIVEIRA

UMA REVISÃO NARRATIVA

Autores

  • Lucas da Cunha Zamberlan Universidade Federal de Santa Maria
  • Nátaly Brescovit Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v27i1.33536

Palavras-chave:

Literatura Brasileira, Poesia, Felippe D'Oliveira

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma revisão narrativa acerca da poética de Felippe D’Oliveira, destacando diacronicamente as reflexões críticas a respeito de sua obra, situada entre as expressões finisseculares e o Modernismo brasileiro. Para lograrmos êxito na pesquisa, recorremos às bases de dados SciELO, Periódicos Capes, Google Scholar, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, além de livros que abordam, mesmo que de forma suscinta, a literatura do autor. Como resultado, fica evidente a relevância da voz poética de Felippe D’Oliveira que, a partir do intercâmbio entre a sua literatura e a sociedade da época, compõe um episódio importante de um tempo permeado tanto de criatividade artística quanto de contradições e descobertas culturais.

 

Biografia do Autor

Lucas da Cunha Zamberlan, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Substituto do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Santa Maria, é, também, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição. Obteve o título de Mestre (2014) com a dissertação A velocidade e a simultaneidade na configuração fragmentada da urbe em Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato, transformada em livro e publicada pela Paco Editorial, de São Paulo, em julho de 2015. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Literatura Comparada, com enfoque na relação entre a literatura, outras artes e mídias. Também participa como integrante do Grupo de Pesquisa Estudos sobre Intermidialidade II (CNPq/UFMG), coordenado por Thais Flores Nogueira Diniz e do Projeto de Pesquisa Pinturas descritas, pinturas da escrita:estudos sobre literatura, crítica e pintura, este último coordenado por André Soares Vieira, na UFSM. Áreas de interesse: Intermidialidade. Comparativismo. Literatura Modernista. Literatura Contemporânea.

Downloads

Publicado

19-12-2025

Como Citar

ZAMBERLAN, L. da C.; BRESCOVIT FIGUEIRA, N. FELIPPE D’OLIVEIRA: UMA REVISÃO NARRATIVA. Ideação, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 30–42, 2025. DOI: 10.48075/ri.v27i1.33536. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/33536. Acesso em: 21 dez. 2025.