LABDOC
EDUCAÇÃO INTEPROFISSIONAL E ENGAJAMENTO ESTUDANTIL
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v27i1.34792Palavras-chave:
engajamento estudantil, educação interprofissional, formação na saúdeResumo
Os projetos e as experiências voltadas à qualidade de vida universitária, engajando os e as estudantes com a própria vivência e discutindo temas como questões de etnia, raça e gênero, favorecem a participação na vida institucional e a apropriação dos espaços de formação, intervenção na realidade e produção de conhecimentos. O engajamento vai além da participação dos estudantes na instituição, envolve o sentimento de pertencimento a esse lugar de formação. O presente trabalho objetiva relatar a experiência no âmbito da unidade curricular eletiva LabDOC - Educação Interprofissional em Saúde e Engajamento Estudantil, oferecida a estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Medicina e Tecnologias em Saúde, da Escola Paulista de Medicina e da Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/Brasil). Nosso grupo de aprendizagem compreendeu 3 docentes e 11 estudantes dos cursos referidos, investindo-se em situações de aprendizagem caraterizados por metodologias participativas e processos avaliativos centrados nos e nas estudantes. A busca permanente pela articulação entre as práticas e os saberes, procurando configurar as dimensões éticas, políticas e sociais do engajamento estudantil na universidade e suas imbricações com a educação interprofissional como dispositivo epistemológico e metodológico, mostrou-se potente e mobilizadoras para o grupo. As discussões e reflexões sobre o vivido e as produções fomentaram o envolvimento com os processos de formar-se na área da saúde, indicando a ampliação do pertencimento e compromisso com uma cultura acadêmica mais coletiva e corresponsável pela formulação e implementação de política institucionais no campo da equidade, inclusão e educação antirracista.
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