LABDOC

EDUCAÇÃO INTEPROFISSIONAL E ENGAJAMENTO ESTUDANTIL

Autores

  • Sylvia Helena Souza da Silva Batista UNIFESP
  • Carlos Francisco dos Santos Júnior UNIFESP
  • Irani Ferreira-Gerab UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v27i1.34792

Palavras-chave:

engajamento estudantil, educação interprofissional, formação na saúde

Resumo

Os projetos e as experiências voltadas à qualidade de vida universitária, engajando os e as estudantes com a própria vivência e discutindo temas como questões de etnia, raça e gênero, favorecem a participação na vida institucional e a apropriação dos espaços de formação, intervenção na realidade e produção de conhecimentos. O engajamento vai além da participação dos estudantes na instituição, envolve o sentimento de pertencimento a esse lugar de formação. O presente trabalho objetiva relatar a experiência no âmbito da unidade curricular eletiva LabDOC - Educação Interprofissional em Saúde e Engajamento Estudantil, oferecida a estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Medicina e Tecnologias em Saúde, da Escola Paulista de Medicina e da Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/Brasil). Nosso grupo de aprendizagem compreendeu 3 docentes e 11 estudantes dos cursos referidos, investindo-se em situações de aprendizagem caraterizados por metodologias participativas e processos avaliativos centrados nos e nas estudantes. A busca permanente pela articulação entre as práticas e os saberes, procurando configurar as dimensões éticas, políticas e sociais do engajamento estudantil na universidade e suas imbricações com a educação interprofissional como dispositivo epistemológico e metodológico, mostrou-se potente e mobilizadoras para o grupo. As discussões e reflexões sobre o vivido e as produções fomentaram o envolvimento com os processos de formar-se na área da saúde, indicando a ampliação do pertencimento e compromisso com uma cultura acadêmica mais coletiva e corresponsável pela formulação e implementação de política institucionais no campo da equidade, inclusão e educação antirracista.

Biografia do Autor

Sylvia Helena Souza da Silva Batista, UNIFESP

Graduada em Formação de Psicólogo pela Universidade Federal do Pará (1986), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997).

Carlos Francisco dos Santos Júnior, UNIFESP

Graduação em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, pela Universidade de Santo Amaro (2001), Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2010), Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (2020).

Irani Ferreira-Gerab, UNIFESP

Biomédica pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (1995), Mestrado em Biologia Molecular (UNIFESP-1998) e Doutorado em Ciências Biológicas (UNIFESP - 2002). 

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Publicado

27-02-2025

Como Citar

BATISTA, S. H. S. da S.; SANTOS JÚNIOR, C. F. dos; FERREIRA-GERAB, I. LABDOC: EDUCAÇÃO INTEPROFISSIONAL E ENGAJAMENTO ESTUDANTIL. Ideação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 40–50, 2025. DOI: 10.48075/ri.v27i1.34792. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/34792. Acesso em: 14 mar. 2025.