EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

PERCEPÇÃO DOS RESIDENTES NO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM BOA VISTA/RR

Autores

  • Luis Enrique Martins Moraes Universidade Estadual de Roraima
  • Janiele Gama Pontes Universidade Estadual de Roraima
  • Sandra Kariny Saldanha de Oliveira Universidade Estadual de Roraima
  • Bianca Maíra de Paiva Ottoni Boldrini Universidade Estadual de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v27i1.34794

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Residência Pedagógica, Metodologias Ativas

Resumo

O presente trabalho visa compartilhar as vivências da sala de aula de acadêmicos da Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Roraima - UERR, que atuaram como residentes do Programa Residência Pedagógica - PRP, na disciplina de ciências e biologia no colégio de Aplicação - CAp em Boa Vista, Roraima. Nesse cenário, o PRP e a escola, proporcionaram aprendizagem, formação, desenvolvimento, integração e adoção de práticas metodológicas que promoveram aquisição de habilidades específicas para residentes e alunos, visto isso, o trabalho destaca a importância das atividades práticas e lúdicas, transformando o saber científico em saber escolar. Com isso, a prática docente foi desenvolvida com alunos do 7°, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II, nos anos de 2023 e 2024, nos módulos 1, 2 e 3 do PRP/UERR, onde os residentes, optaram por trabalhar com atividades práticas e lúdicas no ensino de Ciências, a partir do uso de metodologias ativas. Por fim, os resultados obtidos indicaram que as atividades práticas e lúdicas possibilitaram aos alunos a construção do conhecimento, apropriando-se dele e tornando-os indivíduos autônomos sendo capazes de ter um pensamento crítico possibilitando o desenvolvimento do ensino e aprendizagem, o que despertou o interesse e a motivação em sala de aula e promoveu um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e participativo.

Biografia do Autor

Luis Enrique Martins Moraes, Universidade Estadual de Roraima

Licenciado(a) em Ciências Biológicas (Ciências Biológicas).

Janiele Gama Pontes, Universidade Estadual de Roraima

Graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Sandra Kariny Saldanha de Oliveira, Universidade Estadual de Roraima

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN (2002); Doutora em Biotecnologia e Biodiversidade Rede BIONORTE/Universidade Federal do Pará/Museu Paraense Emílio Goeldi (2016); Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente /Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005).

Bianca Maíra de Paiva Ottoni Boldrini, Universidade Estadual de Roraima

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), Especialização em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2009), mestrado em Bioecologia Aquática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009) e doutorado em Ciências Biológicas - Entomologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2015). 

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Publicado

27-02-2025

Como Citar

MORAES, L. E. M.; PONTES, J. G.; OLIVEIRA, S. K. S. de; BOLDRINI, B. M. de P. O. EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS RESIDENTES NO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM BOA VISTA/RR. Ideação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 66–78, 2025. DOI: 10.48075/ri.v27i1.34794. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/34794. Acesso em: 14 mar. 2025.