FORMAÇÃO CONTINUADA E OS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
ABORDAGENS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v27i1.34799Palavras-chave:
Formação continuada, ensino, história da matemáticaResumo
Repensar a formação inicial e continuada de professores é importante para enfrentar os desafios da educação atual. O objetivo é discutir como a história da matemática pode melhorar o ensino e a aprendizagem na educação básica. Defendemos que, na formação inicial, os conteúdos de história da matemática devem ser melhor abordados pelos formadores, superando uma visão apenas mecânica do ensino. Para a formação continuada, é essencial que os professores sejam estimulados a agir de forma reflexiva. O professor reflexivo se torna um produtor de conhecimento e aprimora sua prática pedagógica, organizando melhor as atividades e adaptando-as para o desenvolvimento integral do aluno. A reflexão é uma ferramenta crucial para a melhoria do ensino e deve estar acompanhada de pesquisa científica e contextos do dia a dia. A formação continuada deve preparar os professores para usar a história da matemática, promovendo a formação de cidadãos críticos e conscientes. A interação entre professores e alunos é vital para a aprendizagem significativa, exigindo preparo e conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.