FORMAÇÃO CONTINUADA E OS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

ABORDAGENS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Sergio Cavalcante Freitas
  • Miriam Espíndula dos Santos Freire UFPB

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v27i1.34799

Palavras-chave:

Formação continuada, ensino, história da matemática

Resumo

Repensar a formação inicial e continuada de professores é importante para enfrentar os desafios da educação atual. O objetivo é discutir como a história da matemática pode melhorar o ensino e a aprendizagem na educação básica. Defendemos que, na formação inicial, os conteúdos de história da matemática devem ser melhor abordados pelos formadores, superando uma visão apenas mecânica do ensino. Para a formação continuada, é essencial que os professores sejam estimulados a agir de forma reflexiva. O professor reflexivo se torna um produtor de conhecimento e aprimora sua prática pedagógica, organizando melhor as atividades e adaptando-as para o desenvolvimento integral do aluno. A reflexão é uma ferramenta crucial para a melhoria do ensino e deve estar acompanhada de pesquisa científica e contextos do dia a dia. A formação continuada deve preparar os professores para usar a história da matemática, promovendo a formação de cidadãos críticos e conscientes. A interação entre professores e alunos é vital para a aprendizagem significativa, exigindo preparo e conhecimento.

Biografia do Autor

Sergio Cavalcante Freitas

Graduação em Gestão Financeira pela FATEC (2020), Graduação em Matemática (Licenciatura), pelo Centro Universitários FAVENI (2021), Pedagogia (Bacharelado) pela Faculdade Única (2024) e Licenciatura em Educação Especial pela Faculdade IBRA (2024). 

Miriam Espíndula dos Santos Freire, UFPB

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Educação Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/ UFPB) Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Curriculares (GEPPC). 

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Publicado

27-02-2025

Como Citar

FREITAS, S. C.; ESPÍNDULA DOS SANTOS FREIRE, M. FORMAÇÃO CONTINUADA E OS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: ABORDAGENS E PERSPECTIVAS. Ideação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 117–140, 2025. DOI: 10.48075/ri.v27i1.34799. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/34799. Acesso em: 14 mar. 2025.