FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA O TRABALHO EDUCATIVO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO

Autores

  • Monique Cristina Gelsleuchter Instituto Federal Catarinense
  • Solange Aparecida De Oliveira Hoeller Instituto Federal Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v27i1.34800

Palavras-chave:

Formação profissional, instituições de acolhimento, educação não formal, políticas públicas

Resumo

Esta pesquisa em desenvolvimento, analisa os documentos regulatórios de uma instituição de acolhimento em Florianópolis, com foco na legislação educacional e políticas públicas sociais que garantem os direitos de crianças e adolescentes, destacando a importância de contribuir com a discussão sobre a formação e valorização profissional, para o atendimento integral às necessidades dos acolhidos neste contexto de educação não formal. A análise do contexto histórico-documental objetiva compreender a trajetória da institucionalização do acolhimento em Florianópolis, Brasil, identificando as diferentes concepções de assistência, às políticas públicas que marcaram essa trajetória, as práticas pedagógicas implementadas e a necessidade de formação específica, garantindo a qualidade da educação e o pleno desenvolvimento dos acolhidos. Utilizando uma metodologia qualitativa, baseada na análise documental e no levantamento de dados, busca-se compreender o percurso histórico da instituição de acolhimento e investigar como a análise documental e a legislação permite construir uma historicidade das instituições de acolhimento na cidade. A pesquisa realizada a partir de referenciais como Le Goff e Luciano Filho, busca responder às seguintes questões: como a formação profissional pode contemplar conteúdos e abordagens que atendam às especificidades das crianças acolhidas? Quais metodologias são mais adequadas para trabalhar com crianças em situação de vulnerabilidade no contexto educacional? Espera-se que esta pesquisa contribua para a compreensão da realidade da educação em instituições de acolhimento, subsidiando a elaboração de políticas públicas e programas que fortaleçam a formação, promovam o atendimento educacional de qualidade e garantam os direitos sociais de crianças em situação de acolhimento.

Biografia do Autor

Monique Cristina Gelsleuchter, Instituto Federal Catarinense

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pelo Instituto Federal Catarinense de Camboriú. Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Municipal de São José (2011). Pós graduação em Especialização em Tecnologias na Educação pela PUC-RIO em (2013) e Especialização em Administração, Coordenação e Supervisão Escolar pela UNIASSELVI - Centro Educacional Leonardo da Vinci (2016).

Solange Aparecida De Oliveira Hoeller, Instituto Federal Catarinense

Professora de cursos de licenciaturas e do Programa de Pós-Graduação em Educação pelo Instituto Federal Catarinense. Doutorado em Educação Programa de Pós-Graduação em Educação pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2009). Mestrado em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002). Graduação em Pedagogia pela FURB -Fundação Universidade Regional de Blumenau, graduação em História pela UNIASSELVI - Centro Educacional Leonardo da Vinci.

Downloads

Publicado

27-02-2025

Como Citar

GELSLEUCHTER, M. C.; HOELLER, S. A. D. O. FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA O TRABALHO EDUCATIVO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO. Ideação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 141–152, 2025. DOI: 10.48075/ri.v27i1.34800. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/34800. Acesso em: 14 mar. 2025.