FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA O TRABALHO EDUCATIVO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v27i1.34800Palavras-chave:
Formação profissional, instituições de acolhimento, educação não formal, políticas públicasResumo
Esta pesquisa em desenvolvimento, analisa os documentos regulatórios de uma instituição de acolhimento em Florianópolis, com foco na legislação educacional e políticas públicas sociais que garantem os direitos de crianças e adolescentes, destacando a importância de contribuir com a discussão sobre a formação e valorização profissional, para o atendimento integral às necessidades dos acolhidos neste contexto de educação não formal. A análise do contexto histórico-documental objetiva compreender a trajetória da institucionalização do acolhimento em Florianópolis, Brasil, identificando as diferentes concepções de assistência, às políticas públicas que marcaram essa trajetória, as práticas pedagógicas implementadas e a necessidade de formação específica, garantindo a qualidade da educação e o pleno desenvolvimento dos acolhidos. Utilizando uma metodologia qualitativa, baseada na análise documental e no levantamento de dados, busca-se compreender o percurso histórico da instituição de acolhimento e investigar como a análise documental e a legislação permite construir uma historicidade das instituições de acolhimento na cidade. A pesquisa realizada a partir de referenciais como Le Goff e Luciano Filho, busca responder às seguintes questões: como a formação profissional pode contemplar conteúdos e abordagens que atendam às especificidades das crianças acolhidas? Quais metodologias são mais adequadas para trabalhar com crianças em situação de vulnerabilidade no contexto educacional? Espera-se que esta pesquisa contribua para a compreensão da realidade da educação em instituições de acolhimento, subsidiando a elaboração de políticas públicas e programas que fortaleçam a formação, promovam o atendimento educacional de qualidade e garantam os direitos sociais de crianças em situação de acolhimento.
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