O ABSTRATO E O CONCRETO NA NOÇÃO DE VALOR EM MARX, SMITH E RICARDO

Autores

  • Viviane Bonfim Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v11i2.4955

Palavras-chave:

Abstrato, concreto, valor, mercadoria.

Resumo

O problema é identificar por que as categorias de abstrato e concreto em Marx são diferentes das categorias da Economia Política Clássica. O texto buscará esclarecer as diferenças entre os conceitos em Marx e os dos economistas clássicos, Adam Smith e David Ricardo, a partir de como constroem a noção de valor da mercadoria. O ponto  principal da discussão aqui proposta é justamente entender porque eles não conseguem chegar a uma explicação que abarque as diversas manifestações do valor, deste modo, o problema dos conceitos fica evidente.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

FERNANDES, V. B. O ABSTRATO E O CONCRETO NA NOÇÃO DE VALOR EM MARX, SMITH E RICARDO. Ideação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 91–101, 2000. DOI: 10.48075/ri.v11i2.4955. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4955. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Ensaios