Os sentidos da separação entre gestão pedagógica e gestão escolar nas políticas públicas educacionais do Paraná

Autores

  • Silvana Aparecida de Souza

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v6i6.637

Resumo

No que diz respeito às políticas públicas de gestão escolar, o governo do Paraná assumiu, a partir de 1995, a proposição que se denominou Gestão Compartilhada, desenvolvendo um conjunto de políticas de formação acerca desta concepção. Dentre os materiais desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) para este fim, está o jornal Educação, que é enviado para os servidores lotados na referida secretaria. A análise do jornal Educação, sobretudo a partir do segundo mandato do referido governo, aponta um movimento de separação entre Gestão Pedagógica e Gestão Escolar na educação paranaense. Tal separação autonomiza a atividade administrativa como um fim em si mesma, abandonando a compreensão de que a administração constitui-se em atividade meio para a consecução de determinado fim. Os elementos apontados, procedentes das políticas de gestão escolar do Paraná, sobretudo a partir de 1995, contribuem para a construção de um modelo de gestão executiva de tarefas pré-estabelecidas, transformando o diretor num gestor dos recursos humanos e materiais disponíveis, distanciando-o da reflexão pedagógica acerca da prática da escola em que atua.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

DE SOUZA, S. A. Os sentidos da separação entre gestão pedagógica e gestão escolar nas políticas públicas educacionais do Paraná. Ideação, [S. l.], v. 6, n. 6, p. p. 176–185, 2000. DOI: 10.48075/ri.v6i6.637. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/637. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Ensaios