Edições anteriores
-
Dossiê: Linguagens e Poéticas Contemporâneas Interculturais
v. 24 n. 2 (2022)O dossiê reune trabalhos que abordam questões relativas às linguagens, ao ensino de línguas e literatura e às demais manifestações artísticas sob o viés intercultural. Cremos que as novas possibilidades de representação e compreensão possam se dar pelas mais diversas e variadas formas de arte (verbais, figurativas e/ou performáticas) e de comunicação (mídias digitais, internet). Priorizamos os discursos, produções artísticas e/ou linguísticas inerentes às diversas culturas, épocas, condições de realização e de ensino, bem como as relações aparentemente disjuntivas que potencialmente aproximam produções e discursos presumivelmente díspares.
Dílson César Devides – UFMT/CUA e Michelle Mittelstedt – IFMT/Primavera do Leste (Organizadores)
-
Interdisciplinaridade e fronteiras: abordagens experimentais e teórico-metodológicas
v. 15 n. 2 (2013)O objetivo desse número temático é publicar artigos que desenvolvam abordagens interdisciplinares ao enfocar a categoria fronteira, sejam fronteiras geopolíticas, fronteiras simbólicas e lingüísticas. Isto é, sob o enfoque interdisciplinar, acolher reflexões que privilegie as experiências vivenciais de fronteiras resultantes de tensões e ambigüidades que coexistem:nas políticas educacionais, nos processos escolares, nas formas de ensino formais e não formais, nos processos de formação de professores, nos serviços de saúde, nas práticas religiosas, nas formas de trabalho e de sobrevivência, nas representações de territórios, nos processos migratórios, nas mobilidade de pessoas, bens e idéias, nas sociabilidades cotidianas, nos construções identitárias, na narrativas ficcionais, nas políticas lingüísticas, nas interações lingüísticas, na mídia em geral, nos tratados estatais, na gestão da segurança geopolítica, etc.