ANÁLISE DA EFICIÊNCIA EXERGÉTICA DE RECIFE / ANALYSIS OF EXERGETIC EFFICIENCY OF RECIFE
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v3i3.28172Resumo
O presente trabalho discorre aspectos relacionados à eficiência exergética da cidade de Recife a partir de dados de consumo de combustíveis automobilísticos, gás liquefeito de petróleo e energia elétrica. Dada uma breve introdução sobre os principais aspectos da cidade em questão, observa-se o funcionamento econômico da região voltado ao setor de serviços, o que justifica as proporções de exergia de entrada sendo a gasolina e a energia elétrica os principais vetores exergéticos. Realizada análise da exergia destruída tem-se que a eficiência exergética da cidade é de 22,58%. A partir dos dados de consumo de combustível foi possível estimar as emissões de dióxido de carbono na cidade de Recife, as quais se encontram a aproximadamente 1,5MtCO2 por ano. Espera-se que os resultados encontrados neste artigo sirvam como referência para futuros trabalhos nesta área para que seja possível comparar as cidades quanto sua eficiência exergética e, assim, fomentar pesquisas que tenham como foco a termodinâmica das cidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 International Journal of Environmental Resilience Research and Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.