CONTRIBUIÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO DESENVOLVIMENTO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i3.28946Resumo
Este artigo objetivou realizar revisão bibliométrica para verificar contribuições da Inteligência Artificial (AI) para as energias renováveis. A metodologia, quantitativa e qualitativa, ancorou-se nos métodos Bibliométricos e Prisma, pela análise de 197 artigos da base de dados Web of Science, desde a publicação inicial em 2011 até novembro 2021. A pesquisa fez uso dos descritores “Artificial Intelligence” and “Renewable Energy”. Os resultados obtidos revelaram que o periódico Energies é o mais relevante (44 artigos), com maior impacto (h-index 11). O autor mais importante é Yutian Liu (6 artigos). Os autores com maiores impactos, com h-index 3, são Sue Ellen Haupt e Yan Wang. A China é o país que mais publica (149 artigos), colabora com 20 países. O Brasil está na vigésima posição (11 artigos), colabora com a Finlândia. Assim, a inteligência artificial apresenta ferramentas tecnologias de informação e comunicação que contribuem para a implementação de fontes de energias renováveis, como a solar e eólica, mas requer apoio técnico que oriente a sua utilização com segurança e de forma sustentável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 International Journal of Environmental Resilience Research and Science - IJERRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.