Educação Ambiental: referencial teórico para iniciantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i02.31519

Resumo

A educação ambiental (EA) vem se desenvolvendo com eficácia no enfrentamento dos desafios civilizatórios. É necessário que a sociedade seja capacitada em EA. O presente artigo tem como objetivo principal disponibilizar um referencial teórico abrangente e inicial, como roteiro para uma construção conceitual da EA. Esse roteiro tem como objetivo disponibilizar um caminho possível para iniciantes no campo da EA. A metodologia adotada foi a seleção de oito referências para cada uma das onze linhas da EA de trabalhos considerados emblemáticos, sendo em parte obtidos ao acaso pelo “Google Acadêmico”, nos meses de junho de 2022 e 2023. Foram obtidas a partir de palavras-chaves baseadas nos títulos de cada um dos nomes das onze linhas de EA + as palavras conceito + educação ambiental. São propostas 88 referências para o conjunto das onze linhas seguintes: a) Alfabetização Ecológica; b) EA e Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA); c) EA Critica; d) EA e Complexidade; e) EA Empresarial/Licenciamento; f) EA Freiriana; g) EA na Gestão Ambiental Pública; h) EA no enfrentamento da Emergência Climática; i) EA para a Sustentabilidade Socioambiental; j) EA Vivencial; k) Ecopedagogia. Essa proposta de referencial teórico pode transformar-se em um guia para iniciantes na EA contemporânea brasileira.

Biografia do Autor

Alexandre de Gusmão Pedrini, Programa de Mestrado Profissional em Formação em Ciências para Professores (ProfiCiências) da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Docente do Programa de Mestrado Profissional em Formação em Ciências para Professores (ProfiCiências) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Campus Geraldo Cidade, RJ; Professor aposentado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Marcia Nascimento Souza e Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Mestranda do Proficiências/UFRJ.

Downloads

Publicado

20-07-2023

Como Citar

PEDRINI, A. de G.; SOUZA E SILVA, M. N. Educação Ambiental: referencial teórico para iniciantes. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 1–21, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i02.31519. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/31519. Acesso em: 2 maio. 2024.