Ambientalização Curricular no Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Fronteira Sul
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v6i3.32338Resumo
O estudo visou analisar a presença da Ambientalização Curricular no curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A pesquisa qualitativa adotada configurou-se como um estudo de caso explicativo, utilizando técnicas de coleta de dados como pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Onze docentes e dois coordenadores do curso foram entrevistados, representando disciplinas selecionadas na matriz curricular. A análise dos dados seguiu as 10 categorias propostas pela Rede ACES para obter um currículo ambientalizado. Embora a estrutura curricular do curso possibilite a incorporação das categorias da ambientalização, os docentes destacaram desafios consideráveis na integração de práticas pedagógicas necessárias para explorar todas as 10 categorias nos Componentes Curriculares analisados. As dificuldades mencionadas estão relacionadas à restrição da carga horária disponível, disciplinas predominantemente teóricas e econômicas, e à falta de especialização em educação ambiental por parte do corpo docente. Apesar desses obstáculos, os docentes demonstraram empenho em suas práticas de ensino, reconhecendo a importância de formar profissionais conscientes da temática ambiental e comprometidos com o desenvolvimento sustentável em suas atividades profissionais
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 International Journal of Environmental Resilience Research and Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.