Uma Análise do Fenômeno Ocorrido em 2015 nos Bairros Amália e Maria Otilia no Município de Ponta Grossa – Paraná
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v6i3.32394Resumo
O presente artigo teve por objetivo caracterizar uma tempestade severa ocorrida em 27 de setembro de 2015 no município de Ponta Grossa PR. A mesma foi classificada como Vendaval pela Defesa Civil e deixou um rastro de destruição em mais de 200 residências e ao menos duas pessoas ficaram feridas. A metodologia da pesquisa incluiu análise de cartas sinóticas, analise de Formulário de Informação de Desastres (FIDE), entrevistas com os populares com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. De posse das informações foi possível definir o tipo de tempestade, caracterizar os danos, traçar o percurso da destruição em um mapa e caracterizar a força destrutiva. As evidências coletadas apontam para atividade tornádica não de vendaval.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.