A FÉ CONTRA O CRIME: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA DA IMAGEM DOS EVANGÉLICOS NO BRASIL NA CAPA DA REVISTA VEJA
Palavras-chave:
Exotopia. Entonação. Veja.Resumo
O presente trabalho, fundamentado no conceito de excedente de visão discutido em algumas obras do Círculo bakhtiniano, como, principalmente Bakhtin (2010a) e Bakhtin (2010b), tem como objetivo central analisar a imagem dos evangélicos em uma capa veiculada pela Revista Veja a partir das categorias bakhtinianas de exotopia, alteridade e entonação e, consequentemente, os efeitos de sentidos decorrentes delas. Logo, ancorados na perspectiva dos Estudos Bakhtinianos (EB), analisamos a capa de revista, procurando apreender os sentidos construídos neste gênero de base verbo-visual. Para a constituição do corpus de análise, selecionamos a capa de edição 1555, publicada em 15 de julho de 1998, na revista Veja, intitulada A fé contra o crime: Numa cruzada em presídios e redutos de traficantes, os evangélicos estão convertendo bandidos em soldados de Jesus, para analisar de que forma a Revista, do seu lugar discursivo, se apropria da imagem dos evangélicos e a representa com suas entonações em seus enunciados.Da análise, podemos afirmar que Veja constrói uma imagem que tende à homogeneização dos evangélicos no Brasil, a partir de seu excedente de visão, com tom de sarcasmo, preconceito e vilanização deste grupo cristão, intentando posicionar o consumidor/leitor de Veja contra a esfera protestante. A conclusão desta pesquisa, portanto, é a de que a posição exotópica assumida por Veja em relação à sua alteridade, a esfera discursiva evangélica, articula apreensões axiológicas materializadas em forma de entonação na capa da Revista que analisamos, divulgando, com o caráter de verdade, o grupo protestante como integrante de meras dualidades. Embora, a capa figure o grupo como um agente de mudança na sociedade, essa mudança é entonada pela Revista de modo a parecer falsa ou, no mínimo, incompleta, o que mune os leitores de Veja de uma desconfiança e, portanto, descrédito às ações da esfera discursiva discutida.
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