DUBSMASH EM PERSPECTIVA DIALÓGICA: DO DESEJO DE DIZER AO DESEJO DE PERFORMANCE
Palavras-chave:
Dubsmash, performance art, verbal-visual, Bakhtin and the Circle.Resumo
Esse artigo tem como objetivo geral refletir sobre o aplicativo de dublagem Dubsmash, a partir da centralidade dos estudos da Análise Dialógica do Discurso, especialmente sob o enfoque da verbo-visualidade. Apresenta-se, por meio da noção de esfera virtual, a relação entre um aplicativo no qual os sujeitos podem dublar cenas, músicas ou virais da internet e o enunciado concreto como possibilidade de dizer, por palavras e imagens do sujeito e de seu outro. O texto se interessa, especificamente, por vídeos compostos com base em um fragmento textual integrante de uma cena da telenovela brasileira Babilônia. Os resultados apontam para um desejo de performance na internet, permeado por noções bakhtinianas como acabamento, totalidade, exterioridade e autoria. O trabalho também demonstra que é urgente que a academia se debruce sobre a esfera virtual e suas novidades enquanto como projetos discursivos e movimentos de linguagem, constitutivos de diferentes campos de interação a serem analisados.
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