O Artigo De Opinião Como Redação De Vestibular: Um Olhar Sobre A Construção Composicional Do Gênero
Palavras-chave:
gênero discursivo/textual, ensino, redação de vestibular.Resumo
Este artigo aborda o conceito de construção composicional de Bakhtin (2016) por um viés dialógico, a partir da perspectiva dos gêneros discursivos/textuais (BAKHTIN, 2016; BRONCKART, 2009), trazendo para o bojo da discussão o gênero “artigo de opinião como redação de vestibular”. O objetivo é mostrar como o conceito bakhtiniano de construção composicional extrapola a mera estrutura textual, esta comumente abordada, no ensino das redações, pelas tradicionais partes “introdução, desenvolvimento e conclusão”. Sem desprezar essa estrutura padrão dos textos em geral, este texto ressalta a importância de se pensar a composição “relativamente estável” do gênero a partir, primeiramente, da sua situacionalidade comunicativa. Neste trabalho, o artigo de opinião como redação de vestibular é tomado como um gênero discursivo/textual que funciona sob a dialética de dois contextos de produção: um virtual, relacionado ao gênero de referência social, inserido na esfera jornalística; outro real, relacionado ao contexto avaliativo do processo vestibular. Como base teórica, o texto apoia-se nos estudos de Bakhtin (2016) e Bronckart (2009) sobre gêneros discursivos/textuais, assim como de pesquisadores que tomam a redação de vestibular e o artigo de opinião como objeto de investigação. As análises empíricas tomam como corpus duas redações do vestibular 2018 da Universidade Estadual do Norte do Paraná avaliadas com as melhores notas (8,5), mas que não atingiram a pontuação máxima (10,0). Os resultados apontam a necessidade de a escola trabalhar simulados em que se traga à tona a dubiedade contextual da escrita de artigos de opinião como redação de vestibular.
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