Presença do canto e da poesia mapuche nas composições de Violeta Parra. Entrevista com Paula Miranda

Autores

  • Lourdes Kaminski Alves
  • Patricia Virginia Cuevas Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.5935/1981-4755.20220024

Resumo

O texto apresenta parte de entrevista realizada com a pesquisadora Paula Miranda Herrera, do curso de Letras, Graduação e Pós-graduação da PUC-Chile e investigadora do Centro de Estudos Interculturais e Indígenas (CIIR). A entrevista objetiva dar visibilidade aos estudos latinoamericanos que se voltam à obra artística de Violeta Parra, sobretudo, aqueles que aproximam as composições musicais e poéticas da multiartista chilena com a poesia e o canto do povo mapuche. Trabalho que se visualiza nas reflexões de Elicura Chihuailaf, Paula Miranda, Elisa Loncon. Allison Ramay, Adriana Paredes, Pindal, dentre outros.

Biografia do Autor

Lourdes Kaminski Alves

Docente do Colegiado do Curso de Letras Português/Inglês/Italiano/Espanhol e do  Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras: Linguagem e Sociedade, nível de mestrado  da UNIOESTE, campus de Cascavel – PR. Brasil. Mestrado em Letras na Universidade Estadual de Londrina -  UEL - PR   Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, São Paulo – Brasil. Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras – Área de Concentração  em Estudos de Literatura da  PUC-RJ – Brasil.

Patricia Virginia Cuevas , Unioeste

 Doctorado Sandwich, na Pontifícia Universidade Católica de Chile – Faculdad de Letras – Campus de San Joaquín, com Bolsa de Estudos (PDSE/CAPES)- Brasil, 2017/2018.

Professora e pesquisadora da área de Literaturas hispânicas.

Downloads

Publicado

21-06-2022

Como Citar

ALVES, L. K.; ESTIVIL, P. V. C. . Presença do canto e da poesia mapuche nas composições de Violeta Parra. Entrevista com Paula Miranda. Línguas & Letras, [S. l.], v. 23, n. 54, 2022. DOI: 10.5935/1981-4755.20220024. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/29290. Acesso em: 24 abr. 2024.