Dispositivo Binário de Gênero e o discurso sobre as pessoas trans nas tiras de Muriel Total: a contradição e a resistência

Autores

  • Silvana de Araújo Vaillões
  • Alexandre Sebastião Ferrari Soares

Resumo

Este texto é resultado de parte de nossa tese, cujo tema versou sobre o sujeito trans e os sentidos que são mobilizados em relação a ele, com base na análise das tiras de Muriel Total, série da cartunista trans, Laerte Coutinho. Consideramos, para a análise neste artigo, seis tiras da série, que iniciou sendo veiculada no Caderno de Informática da Folha de São Paulo, mas terminou sendo apresentada em seu próprio blog, Muriel total, que hoje não está mais disponível na internet. As tiras de Muriel mobilizam sentidos que falam desse sujeito, o trans, com variadas perspectivas, de forma que, para este artigo, consideramos tiras que versassem sobre a constituição do sujeito trans como aquele que se adequa ao Dispositivo Binário de Gênero, ao fazer a transição, mas, em contrapartida, resiste ao mesmo discurso de tal Dispositivo, quando se recusa a fazer modificações de ordem corporal para efetivar sua performance de gênero. Nesse sentido, percebemos, aí, uma contradição em relação a esse sujeito, o que seria, todavia, parte de sua constituição como sujeito trans. Para tal, baseamo-nos em Foucault, Lanz, Bento, Pêcheux, Orlandi, entre outros, visto que o discurso a respeito do sujeito trans está sendo analisado sob a visão do discurso de orientação francesa, doravante AD.

Biografia do Autor

Silvana de Araújo Vaillões

Tem experiência na área de Letras, trabalha com ensino de Gramática da Língua Portuguesa, ministrando disciplinas para o ensino médio e cursos de graduação. Também atua na área de Produção de Textos como corretora e professora. Possui experiência como monitora de Gramática da Língua Portuguesa e desenvolveu pesquisa na área estruturalista. Concluiu Mestrado em Educação pela UNIOESTE, tendo como foco de pesquisa a obra do humorista Henfil. Foi bolsista da CAPES durante o período do mestrado. Atuou, também, como docente de língua inglesa.

Downloads

Publicado

04-04-2024

Como Citar

VAILLÕES, S. de A.; SEBASTIÃO FERRARI SOARES, A. Dispositivo Binário de Gênero e o discurso sobre as pessoas trans nas tiras de Muriel Total: a contradição e a resistência. Línguas & Letras, [S. l.], v. 24, n. 56, 2024. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/29338. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Discurso, história e processos de subjetivação