A Lei nº 9.791 e a criação do Movimento Gay de Minas (MGM) como acontecimentos históricos

Autores

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar a aprovação da Lei nº 9.791 (conhecida como Lei Rosa) e a subsequente criação do Movimento Gay de Minas (MGM) na cidade de Juiz de Fora como acontecimentos históricos, como definido por Foucault. Partindo de uma pesquisa realizada no jornal Tribuna de Minas, denota-se que houve uma modificação na cobertura da imprensa local acerca de temas relacionados às homossexualidades a partir tanto da Lei quanto da formalização do MGM. A perspectiva teórica utilizada está centrada no arcabouço foucaultiano.

Biografia do Autor

Júlia de Castro Martins Ferreira Nogueira, UFJF

Formada em licenciatura em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora, bacharelanda na mesma instituição. Integrante do grupo de estudos e pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (GESED). 

Ana Cecília Pereira Batista, UFJF

Mestre e doutoranda em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Downloads

Publicado

04-04-2024

Como Citar

DE CASTRO MARTINS FERREIRA NOGUEIRA, J.; PEREIRA BATISTA, A. C.; FERRARI, A. . A Lei nº 9.791 e a criação do Movimento Gay de Minas (MGM) como acontecimentos históricos. Línguas & Letras, [S. l.], v. 24, n. 56, 2024. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/29458. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Discurso, história e processos de subjetivação