HISTÓRIA, MEMÓRIA E ATUALIDADE: ECOS SOBRE O CORPO DA MULHER NO ESPORTE

Autores

  • Gabriella Mildenberger Maia UNICENTRO
  • Célia Bassuma Fernandes UNICENTRO

Resumo

Este estudo foi realizado a partir da dissertação de mestrado que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Letras. O objetivo foi delimitar o modo como a teoria materialista do discurso, fundada por Michel Pêcheux, apreende o conceito de memória. O conceito sobre memória é muito amplo e há diferentes linhas teóricas para abordar o tema, fazendo com que, muitas vezes, ele confunda-se com o conceito de história, pois tanto a história como a memória possuem a mesma matéria prima: o passado. Para a Análise de Discurso pecheutiana, a memória, concebida como aquilo que fala sempre antes em algum lugar, é um conceito central no trabalho do analista, uma vez que trata de dizeres que emergem a partir de condições de produção específicas, nas quais o sentido pode manter-se, atualizar-se ou ser esquecido. Para efeito de exemplificação, realizou-se um gesto analítico a partir de uma notícia do Site Exame que discursiviza sobre o uniforme da seleção norueguesa de handebol durante o campeonato europeu de 2021, a fim de verificar quais memórias ressoam sobre a mulher e seu corpo no discurso jornalístico.

Biografia do Autor

Gabriella Mildenberger Maia, UNICENTRO

Graduada em Letra Português-Literatura pela UNICENTRO. Especialista em Metodologias no Ensino de Língua Portuguesa; Mestranda do PPGL-UNICENTRO. Integrante do Grupo de Pesquisa GepDE (Grupo de estudos e pesquisas: Discurso e/no Espaço Digital.

Célia Bassuma Fernandes, UNICENTRO

Pós-doutoramento em Estudos da Linguagem pelo IEL/Unicamp (2015-2016) e pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE (2020-2021). Atualmente, é professora de Linguística (Associado A), na graduação em Letras/Literatura e no Mestrado em Letras (membro permanente), Interfaces entre Língua e Literatura, na Universidade Estadual do Centro-Oeste

Downloads

Publicado

04-04-2024

Como Citar

MILDENBERGER MAIA, G.; BASSUMA FERNANDES, C. HISTÓRIA, MEMÓRIA E ATUALIDADE: ECOS SOBRE O CORPO DA MULHER NO ESPORTE. Línguas & Letras, [S. l.], v. 24, n. 56, 2024. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/29918. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Discurso, história e processos de subjetivação