CONCEPÇÕES DE LEITURA NO ENSINO DE LÍNGUAS
Palavras-chave:
Leitura, Concepções de Leitura, Compreensão, EnsinoResumo
Neste trabalho, refletimos sobre as concepções de leitura, já que é relevante explicitá-las, pois norteiam a elaboração de atividades de compreensão leitora, a transposição didática com textos na sala de aula e a análise de questões presentes em livros didáticos. Para fins de organização, classificamos as diversas linhas teóricas que discutem a leitura, desde as perspectivas unilateral e multilateral de processamento da informação, as quais abarcam três grandes abordagens: ascendente, descendente e interacional. Não as compreendemos como totalmente excludentes, mas como complementares em muitos pontos na caracterização dos aspectos que perpassam os processos de leitura e compreensão se considerados texto, leitor, contexto de produção e de leitura do texto.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
CASTELA, G. da S. CONCEPÇÕES DE LEITURA NO ENSINO DE LÍNGUAS. Línguas & Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5484. Acesso em: 3 nov. 2024.
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Língua Estrangeira
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