FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E ÍNDICES DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O PROCESSO E O PRODUTO
Palavras-chave:
Formação Continuada de Professores, ensino da Língua Portuguesa, Políticas Públicas EducacionaisResumo
o presente trabalho tem como tema a formação continuada de professores e sua estreita relação com os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos anos iniciais. Seu principal objetivo é oferecer, aos profissionais desse nível de ensino e demais interessados, uma discussão acerca dos caminhos para uma atuação mais consistente em sala de aula. Para tanto, tecemos considerações sobre as políticas públicas municipais para a formação continuada de professores de Língua Portuguesa, a fim de refletir sobre a importância do planejamento de ações voltadas à formação continuada nos municípios e seus reflexos no IDEB. A discussão será subsidiada pelas proposições da Lingüística da Enunciação com base em Bakhtin (1992, 2003) entre outros. Assim, para dar sustentação à discussão, selecionamos um município da região Oeste do Paraná, para o qual lançaremos nosso olhar sobre as políticas públicas de formação continuada e seus reflexos no ensino da Língua Portuguesa. Estas reflexões estão articuladas ao Núcleo de Pesquisa organizado pelo Projeto Formação Continuada para professores da educação básica nos anos iniciais: ações voltadas para a alfabetização em municípios com baixo IDEB da região Oeste do Paraná, ligado ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras, e ao Programa Observatório da Educação - CAPES/INEP/SECAD.
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