POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS
DOI:
https://doi.org/10.5935/rl&l.v13i24.6958Palavras-chave:
Análise Crítica do Discurso, ensino de português, formação do leitorResumo
Este ensaio aborda as contribuições que a Análise Crítica do Discurso pode oferecer ao ensino de português, principalmente no que diz respeito à formação do leitor. A desconstrução do mito da neutralidade científica, e suas implicações para a leitura, é a primeira contribuição a ser apresentada. Em seguida, discute-se a necessidade de se conscientizar os estudantes de português acerca da opacidade discursiva que caracteriza os textos que circulam socialmente. Finalmente, o desenvolvimento da capacidade de leitura crítica dos estudantes de português é discutida e a análise crítica de um texto jornalístico é feita a título de exemplificação.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
OLIVEIRA, L. A. POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS. Línguas & Letras, [S. l.], v. 13, n. 24, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v13i24.6958. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/6958. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Estudos Linguísticos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.