FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA E O PREPARO PARA O EXERCÍCIO DO LETRAMENTO CRÍTICO EM SALA DE AULA EM PROL DE PRÁTICAS SOCIAIS: UM OLHAR ACERCA DE RAÇA/ETNIA

Autores

  • Aparecida de Jesus Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v7i12.897

Resumo

Discussões e pesquisas sobre igualdade, inclusão, justiça social, identidade, diversidade e práticas sociais e cidadãs estão ocorrendo globalmente, bem como, localmente. Estas discussões neste momento histórico são necessárias, pois as injustiças e desigualdades estão ocorrendo a todo o momento. Documentos oficiais tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998a, 1998b) bem como a Lei 10.639/2003 (BRASIL, 2003, 2004, 2005) tornou obrigatório no ensino básico público e privado o ensino de assuntos relacionados a pluralidade cultural, diversidade e relações étnico-raciais. Sendo assim, torna-se necessário estar discutindo questões que apontem possíveis formas de interação que sejam mais justas e igualitárias dentro e fora do sistema escolar. Os cursos de formação de professores de línguas é uma das arenas que estas temáticas podem e devem ser discutidas, para que tenhamos professores críticos e reflexivos a fim de formar cidadãos/ãs mais críticos. Esta comunicação tem a intenção de apresentar resultados de uma pesquisa que considerou à formação de professores de língua inglesa como língua estrangeira e o preparo destes professores para exercer um ensino voltado para as práticas sociais em sala de aula. A pesquisa foi embasada com os seguintes suportes teóricos: prática reflexiva (WALLACE, 1991, SCHÖN, 1983) e letramento crítico e práticas sociais (PENNYCOOK, 2001). O resultado da pesquisa demonstrou uma necessidade de se considerar à reflexão crítica nos cursos de formação de professores e curssos de formação continuada de professores de língua inglesa, desta forma tanto os professores em pré-serviço como os professores em serviço possam exercer o letramento crítico como uma forma de prática social no momento em que estiverem atuando em sala de aula.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

FERREIRA, A. de J. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA E O PREPARO PARA O EXERCÍCIO DO LETRAMENTO CRÍTICO EM SALA DE AULA EM PROL DE PRÁTICAS SOCIAIS: UM OLHAR ACERCA DE RAÇA/ETNIA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 7, n. 12, p. p. 171–187, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v7i12.897. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/897. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos