O DESENVOLVIMENTO DO COMPLEXO AGROINDUSTRIAL DO OESTE CATARINENSE E SUA RELAÇÃO COM O ÊXODO POPULACIONAL: O CASO DA MICRORREGIÃO DE SÃO MIGUEL DO OESTE

Autores

  • Jairo Jacó Hansen

Palavras-chave:

Demografia, Econômia

Resumo


A temática que envolve a relação entre movimento migratório e economia para a mesorregião oeste de Santa Catarina já fora abordada por outros pesquisadores, e, é consenso de que esta região se diferencia e se caracteriza pelo setor agroindustrial. Contudo, nesse trabalho, buscamos interpretar dados censitários e das principais rendas agropecuárias das microrregiões, enfatizando a de São Miguel do Oeste, e relacioná-los com dados históricos da formação do complexo agroindustrial de carnes de aves e suínos. Para tanto, utilizamos dados censitários e de órgãos de pesquisas, interpretando-os a partir de elementos da categoria de formação sócio espacial.

Downloads

Publicado

18-05-2015

Como Citar

HANSEN, J. J. O DESENVOLVIMENTO DO COMPLEXO AGROINDUSTRIAL DO OESTE CATARINENSE E SUA RELAÇÃO COM O ÊXODO POPULACIONAL: O CASO DA MICRORREGIÃO DE SÃO MIGUEL DO OESTE. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 9, n. 11, 2015. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/10869. Acesso em: 25 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos