DEPÓSITO ARENOSO ESTABELECIDO DIANTE DE OBSTÁCULO TOPOGRÁFICO NA PRAIA MOLE – ILHA DE SANTA CATARINA, SUL DO BRASIL: DUNA DE CAVALGAMENTO OU RAMPA ARENOSA?
Resumo
ESUMO: Apresenta-se a estratigrafia do depósito encontrado diante de obstáculo topográfico na Praia Mole, Ilha de Santa Catarina – sul do Brasil, definindo se corresponde a duna de cavalgamento ou a rampa arenosa. Definiu-se a estratigrafia do depósito correlacionando-se 14 seções colunares organizadas ao longo de 02 perfis topográficos. As camadas foram identificadas indiretamente por meio de diagrafias granulométricas. Por meio da caracterização sedimentológica das seções colunares individualizou-se 19 camadas que se dividem em quatro litofácies (tecnogênica, eólica, de dissipação e praial), bem como 03 paleossolos. Em geral o depósito arenoso estabelecido diante de obstáculo topográfico exibe 07 camadas eólicas e 05 de dissipação, cujas últimas são mais delgadas. Constata-se que o depósito constitui uma rampa arenosa costeira.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
PAISANI, J. C. DEPÓSITO ARENOSO ESTABELECIDO DIANTE DE OBSTÁCULO TOPOGRÁFICO NA PRAIA MOLE – ILHA DE SANTA CATARINA, SUL DO BRASIL: DUNA DE CAVALGAMENTO OU RAMPA ARENOSA?. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 129–138, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/1292. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.