DIAGNÓSTICO GEOAMBIENTAL EM NASCENTES: A IMPORTÂNCIA DO USO, MANEJO E CONSERVAÇÃO
Palavras-chave:
Extensão, Planejamento, Uso e Conservação.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de dois projetos de extensão desenvolvidos de forma integrada por professores e alunos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Campo Mourão-PR. Os objetivos dos projetos foram diagnosticar problemas em relação ao solo e a água de três nascentes do rio do Campo localizadas no distrito de Piquirivaí, pertencente ao município de Campo Mourão-PR. Uma destas nascentes é responsável por abastecer a área urbana do distrito, enquanto que o rio é a principal fonte de abastecimento de água da área urbana do município. As atividades dos projetos envolveram caracterização do meio físico e antrópico, trabalhos de campo para realização de entrevistas, levantamento de problemas ambientais e registro fotográfico, coleta e análise de água, confecção de materiais cartográficos e de folder educativo e palestras. Os resultados obtidos com o desenvolvimento dos dois projetos são apresentados em três partes: situação geoambiental, perfil socioeconômico e ambiental e socialização do conhecimento. Destaca-seque o distrito apresenta significativos problemas de erosão linear, os quais têm promovido problemas na nascente que abastece o mesmo, carecendo de obras de infraestrutura para captação das águas pluviais, bem como de ações de manejo que contemplem o uso conservacionista do solo.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
MEZZOMO, M. M.; GONÇALVES, M. S.; BALESTRI, E. L.; NETO, S. P.; STIER, N. P.; LIMA, V. de O.; SILVA, L. B. da. DIAGNÓSTICO GEOAMBIENTAL EM NASCENTES: A IMPORTÂNCIA DO USO, MANEJO E CONSERVAÇÃO. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 10, n. 12, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/14137. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático: Contribuições da Geografia para a Ciência dos Solos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.